
Foto: Divulgação/Ufes
Em algumas áreas, são adotadas fossas biodigestoras, como uma tentativa de adotar práticas mais sustentáveis. A Ufes afirma que não há descarte de esgoto no mangue ou em qualquer outro local considerado inapropriado.
O projeto de prática sustentável no campus teve iniciativa pela Cesan, no ano de 2012, com o tempo, porém, o serviço foi ficando obsoleto e precisou de manutenções ao longo nos anos. A primeira manutenção aconteceu no ano de 2021, sendo finalizada em 2023.
A Cesan e a Ufes assinaram um contrato para realizar conexões entre o campus e o sistema público de esgoto no de 2023, com revisão projeto como uma das primeiras etapas.
O processo de licitação para a contratação da empresa responsável pelas obras de saneamento começou em outubro deste ano, com previsão para a conclusão da contratação até 30 de dezembro deste ano.
O processo de licitação para as obras teve início em outubro deste ano com previsão de conclusão de contratação até 30 de dezembro deste ano. Já as obras devem ser iniciadas em março de 2025, com valor inicial de R$ 8 milhões. Entretanto, o projeto teve que ser expandido para a inclusão da restauração das redes de água e drenagem do campus, o que fez elevar o custo total para aproximadamente R$ 13 milhões.