Hoje em dia, é difícil encontrar alguém que não faça uso do WhatsApp já que ele faz parte do cotidiano de muitas pessoas. E muita gente deve ter estranhado o surgimento de um círculo azul na tela principal do aplicativo de conversas. Trata-se de uma IA (Inteligência Artificial) desenvolvida pela Meta – empresa responsável por redes sociais como Instagram, Facebook e o próprio WhatsApp – no início de outubro.
Agora, o usuário do aplicativo mais usado do Brasil pode usar o recurso de inteligência artificial em sua barra de pesquisa. O seu funcionamento é semelhante aos ChatGPT, da OpenAI, e o Gemini, do Google, que consiste em oferecer respostas e informações dos mais variados temas, além de gerar diferentes tipos de conteúdo como textos, traduções e criação de imagens. A inteligência artificial é ativada quando o usuário manda uma mensagem e é possível mencionar a ferramenta em conversas com outras pessoas ou em grupos.
Para isso basta digitar @Meta AI, e adicionar instruções. Comandos do recurso têm descrição simples: “imagine”, por exemplo, tem a função de gerar imagens. Caso o usuário queira gerar um gif, ele deve digitar no chat “animar”, sem aspas, após a imagem gerada pela IA. É possível, também, editar a imagem gerada pela IA, indicando quais são as mudanças desejadas.
Apesar desse recurso já estar no WhatsApp de muitos usuários, é possível que a Meta IA ainda não esteja disponível em alguns celulares. Por isso, é possível que o recurso ainda não esteja disponível no seu aplicativo. Para ter acesso à ferramenta, é necessário manter o aplicativo com as atualizações em dia.
Caso alguém não queira fazer uso da Meta IA não é possível desativá-la, porém, existe a possibilidade do usuário impedir o uso dos seus dados para treinar a inteligência artificial da Meta. Para isso, é preciso preencher um formulário voltado para o WhatsApp e outro, para Instagram e Facebook.