Qualificar o comércio ambulante e food trucks para realizarem um atendimento de excelência aos moradores e turistas de Vitória durante o Verão 2025, além de orientar sobre boas práticas alimentares. Esses foram os principais objetivos das formações realizadas pela Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
A formação “Transforme Atendimento em Vendas: Como Encantar e Conquistar Clientes” foi ministrada pela instrutora do Senac-ES, Maria Amália Queiroz Bello. Já o tema “Cuidando do Sabor e da Saúde: Boas Práticas para Ambulantes” foi abordado por Flávia Maria Lima Barbosa, nutricionista da Vigilância Sanitária de Vitória (Visa).
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, falou sobre a importância da qualificação. “Este é um momento que estávamos aguardando muito, um momento de fazermos uma qualificação importante para atendermos bem os nossos clientes. O empreendedor precisa ter dignidade, cidadania e respeito. Quando os ambulantes atendem bem, respeitam as normas da Vigilância Sanitária e entregam um serviço de qualidade, os capixabas e os turistas voltam para nossa cidade e consomem mais. Vamos buscar as melhores estratégias de vendas, garantindo a saúde de todos e buscar uma forma de dar visibilidade. A consequência é o aumento das vendas e da rentabilidade e a felicidade de todos”, afirma Pazolini.
“Temos a certeza que promover também a qualificação profissional para os ambulantes é uma forma do poder público reconhecer a importância dele para as cidades. O ambulante é também um trabalhador, que precisa estar regularizado para atuar na cidade, e tem uma importância grande, tanto para o atendimento do morador como do turista que usa os espaços públicos e participa dos nossos eventos. Se nós temos um ambulante que foi treinado e qualificado, em parceria com o instituto tão importante como o Senac-ES, nós teremos condições de oferecer o melhor para esse público, deixando a cidade mais atrativa para outras visitas e gerar uma imagem positiva”, completa Luciano Forrechi, secretário de Desenvolvimento da Cidade e Habitação.
“Os cursos realizados pelos participantes de forma gratuita possuem o mesmo padrão de excelência que a nossa instituição é reconhecida nacionalmente por oferecer. Com essa ação, esse público conquistou o conhecimento prático necessário para melhorar seus negócios e, ao mesmo tempo, elevar a experiência dos consumidores que vão receber um atendimento personalizado, contribuindo para a melhoria do turismo”, disse Bruno Emilio, gerente de Educação Profissional do Senac-ES.
Para o ambulante Oséias, que trabalha há cinco anos como ambulante em grandes eventos, o trabalho é uma complementação da renda da família. “Estas formações nos permitem adquirir novos conhecimentos para oferecer atendimento de qualidade para clientes”, afirma.
“A participação nestas formações é muito importante para todos nós e, a cada ano que passa, está melhorando. É importante para aprendermos a lidar com os turistas e moradores que frequentam as praias de Vitória”, afirma Celso Roberto Martins, ambulante que atua nas praia da Ilha do Boi há 26 anos.