A vacinação contra a meningite no Espírito Santo passa a contar com novas estratégias para ampliar a cobertura e proteger ainda mais a população. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) iniciou a aplicação da vacina meningocócica ACWY em bebês de 12 meses de idade, substituindo a dose de reforço anteriormente feita com a vacina meningocócica C.
Com isso, o novo esquema vacinal infantil passa a contar com duas doses da vacina meningocócica C aos 3 e 5 meses, e um reforço com a vacina ACWY aos 12 meses. A mudança tem como objetivo ampliar a proteção contra mais sorogrupos da doença.
Além disso, a vacina meningocócica ACWY continua sendo ofertada para adolescentes de 11 a 14 anos. Atualmente, a rede pública conta com 5.100 doses mensais para atender à demanda em todo o estado. A distribuição das vacinas já foi feita de forma proporcional à população de cada município.
De acordo com a Sesa, até junho deste ano foram registrados 491 casos suspeitos de meningite no Espírito Santo, com 117 confirmações e 24 óbitos. Em 2023, o estado totalizou 719 suspeitas, 228 confirmações e o mesmo número de mortes. A meta da secretaria é alcançar uma cobertura vacinal superior a 80% em todas as faixas etárias.
Para atingir esse objetivo, os profissionais das unidades de saúde estão sendo capacitados em boas práticas de vacinação e armazenamento adequado, garantindo a segurança e eficácia dos imunizantes. “A Sesa já fez a distribuição das doses para os municípios e isso baseado na população de cada município que é a cota mensal”, explicou a referência técnica do programa estadual de imunizações do ES, Danielle Grillo.
A ampliação da vacinação integra o esforço do Estado para reforçar a vigilância e a prevenção de doenças infecciosas, assegurando maior proteção para crianças e adolescentes capixabas. A recomendação é que pais e responsáveis procurem as unidades de saúde para atualizar a caderneta de vacinação dos filhos.