Soltar pipa pode parecer uma brincadeira inofensiva, mas em certos lugares essa prática representa um risco, especialmente quando as linhas atingem os fios da rede elétrica. O problema tem sido uma grande dor de cabeça para a empresa distribuidora de energia no Espírito Santo. Os acidentes, muitas vezes, são inevitáveis e podem deixar bairros inteiros sem fornecimento de energia.
“Nós temos nas nossas redes automatizados que conseguem amenizar o impacto da ocorrência, mas na grande maioria das vezes é necessário deslocar uma equipe especializada até o local para fazer a retirada da pipa e restabelecer a energia para 100% dos clientes que foram afetados”, explicou o gestor da EDP-ES, Filipe Lima.
Apesar da tecnologia ajudar a restabelecer o serviço com mais agilidade, os danos podem ser significativos e, em alguns casos, colocar vidas em risco. Fios partidos e quedas de energia são algumas das consequências mais comuns.
As autoridades reforçam a importância da conscientização, alertando que a prática de soltar pipas próximo à rede elétrica é perigosa e pode gerar acidentes graves. A recomendação é procurar áreas abertas, longe de postes e cabos de energia, para se divertir com segurança