Em uma cerimônia repleta de tradição e espírito patriótico, o 38º Batalhão de Infantaria comemorou, na noite desta quarta-feira (16), seus 174 anos de história. O evento, realizado em Vila Velha, também celebrou o Dia do Exército Brasileiro e reuniu autoridades civis e militares, familiares de soldados, veteranos e convidados especiais.
Mesmo com a chuva, o brilho da solenidade não se apagou. O Tenente-Coronel do batalhão Thiago Garcia Pereira destacou o valor da data: “Hoje comemoramos os 174 anos do nosso batalhão General Tibúrcio, o 38º BI dos Capixabas, e também o Dia do Exército”.
A cerimônia foi marcada por homenagens a figuras que contribuíram para a construção e fortalecimento das Forças Armadas. Veteranos como Davi Fadini, que mesmo ainda sendo soldado já acumula vivências marcantes na carreira militar, fizeram questão de participar. “Sempre sou convidado e sempre venho. É muito bom estar presente nos eventos do meu Exército Brasileiro”, comentou.
Entre os homenageados da noite estiveram o Tenente-Coronel da Polícia Militar, Luciano Buzin, que recebeu o certificado de “Amigo do Batalhão”, e o diretor-geral da Rede TV Espírito Santo, Marcel Carone. Ambos foram reconhecidos por suas contribuições à sociedade e pelo apoio às ações do 38º BI.
Carone destacou o papel do Exército além da defesa da soberania: “Eu posso citar, por exemplo, a dedicação que o Exército nas chuvas que o Espírito Santo sofreu, no combate à dengue, e a sensibilidade do exército no Pelotão 21 – que é o primeiro pelotão do exército brasileiro formado por pessoas com síndrome de down”.
A solenidade reforçou o compromisso das Forças Armadas com a população capixaba e celebrou o legado histórico do batalhão, que segue atuando com firmeza na defesa e apoio à sociedade.