Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

VÍDEO: Alunos de Vila Velha participam de ações educativas no Dia Mundial da Prevenção ao Afogamento

As atividades fazem parte de uma iniciativa da Prefeitura de Vila Velha, em parceria com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa).

A Escola Municipal Professora Flávia Borgo, localizada em Santa Mônica, Vila Velha, integrou a programação do Dia Mundial, Estadual e Municipal da Prevenção ao Afogamento com uma série de atividades educativas. Durante toda a semana, alunos participaram de palestras e ações voltadas à conscientização sobre segurança aquática.

As atividades fazem parte de uma iniciativa da Prefeitura de Vila Velha, em parceria com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), e tiveram a coordenação do professor Marcelo Ribeiro, que também é membro da entidade nacional e doutor na área. Ele explicou que a proposta é levar informações que ajudem a reduzir os índices de afogamento, uma das principais causas de morte acidental no Brasil.

“Muita gente pensa que afogamento acontece só na piscina e na praia, mas ele também acontece dentro de casa. E ações como essa que a Prefeitura de Vila Velha traz em parceria com a Sobrasa vai mitigar e reduzir àqueles afogamentos chamados de invisíveis como afogamentos no balde, vaso sanitário ou na máquina de lavar”, destacou Marcelo.

Durante as palestras, estudantes compartilharam experiências pessoais marcadas por situações de risco na água. Três deles relataram momentos em que quase se afogaram, um ao ser surpreendido por uma onda, outro ao nadar em local fundo no mar e um terceiro após ser empurrado por um primo em uma piscina. Em todos os casos, foram salvos por outras pessoas.

A ação visa fomentar, desde cedo, a cultura da prevenção. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, nove escolas da rede municipal possuem piscinas, e cinco delas receberam as palestras nesta semana. O objetivo é ampliar o alcance nos próximos anos. A iniciativa, segundo os organizadores, também serve como alerta aos adultos sobre os riscos silenciosos de acidentes domésticos envolvendo água.

A mobilização em Vila Velha integra uma campanha mundial, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), que tem como meta reduzir os casos de afogamento por meio da educação, fiscalização e envolvimento da comunidade.

Notícias Recentes