Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

VÍDEO: Após sete anos fechado, Teatro Carlos Gomes reabre restaurado e emociona visitantes no Centro de Vitória

O público aproveitou a visita guiada e registrou cada detalhe do prédio, inaugurado em 1927 e fechado desde 2017

A reabertura do Teatro Carlos Gomes, no Centro de Vitória, levou uma multidão ao local. Logo cedo, a fila se formava na porta para conhecer o espaço histórico completamente restaurado. O público aproveitou a visita guiada e registrou cada detalhe do prédio, inaugurado em 1927 e fechado desde 2017.

Ao entrar, o impacto visual marcou os visitantes. As cores, os detalhes arquitetônicos recuperados e a ambientação chamaram atenção de quem percorreu o novo espaço cultural. Entre o público, uma surpresa: a arquiteta Tatiane Alvarenga, responsável pelo restauro do teatro, apareceu acompanhada dos filhos. Eles se emocionaram ao ver o resultado de dois anos de obras.

“Depois de dois anos de obra, ver tudo isso aqui, as pessoas com esse sentimento de pertencimento são muito especial”, disse Tatiane. Os filhos também reconheceram o esforço da mãe. “Muito bonito o comprometimento dela durante a obra”, comentou um deles.

Além da revitalização, o clima festivo tomou conta do prédio com balões coloridos espalhados pelos corredores. Entre os visitantes, músicos sonhavam com o futuro. “Meu sonho agora é tocar aqui um dia”, disse o músico, Thiago Oliveira.

Para artistas e produtores culturais, a reabertura representa o retorno de um símbolo da cena artística capixaba. A estilista e produtora cultural Nayara Muriel comemorou: “É muito impactante. Sete anos esperando esse retorno do teatro e aí, poder entrar agora e saber que ele vai retornar, ter as atividades e que a cena cultural vai voltar para o Centro de Vitória me deixa muito feliz”.

As obras, que duraram dois anos e consumiram milhões de reais, incluíram recuperação de adornos, estrutura, pintura e áreas internas.

De acordo com o secretário de estado da cultura, Fabrício Noronha, o espaço vai estar com a agenda aberta para visitas sempre às terças e quartas, permitindo que capixabas e turistas conheçam detalhes da história e da arquitetura do edifício. “Agora nós temos um Instagram do Theatro Carlos Gomes e da Secretaria da Cultura e já na semana que vem começa os espetáculos”, disse o secretário.

Com a entrega do espaço, a expectativa agora é que grandes eventos voltem a ocorrer no local, fortalecendo a cultura, incentivando a ocupação do Centro e reativando memórias de quem frequentou o tradicional palco capixaba ao longo das últimas décadas.

Com a reabertura, o Teatro Carlos Gomes retoma seu lugar como um dos principais patrimônios culturais do Espírito Santo.

Notícias Recentes