Falta apenas um mês para o fim do prazo destinado aos aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos em seus benefícios solicitarem o reembolso. O atendimento está sendo feito nas agências dos Correios de todo o país, e o prazo termina no dia 14 de novembro.
“Já foram 66 mil atendimentos na primeira fase que é a fase de consulta. Agora, no retorno, já tivemos 44 mil pessoas vindo aqui para fazer a confirmação dos débitos e concordando com os valores com o dinheiro já na conta em até 30 dias”, explicou a superintendente estadual dos Correios, Carla Patrícia Xavier.
A ação é resultado de uma força-tarefa entre o INSS e os Correios, criada para corrigir cobranças irregulares registradas nos contracheques de segurados nos últimos anos. Até o momento, milhões de reais já foram devolvidos aos beneficiários que solicitaram a restituição.
O processo é simples: o interessado deve comparecer a uma agência dos Correios com um documento de identidade com foto. No local, são feitos alguns questionamentos e o atendente dá prosseguimento à solicitação.
Em uma agência visitada em Vitória, o movimento era tranquilo. Durante o período de permanência da equipe no local, nenhum aposentado ou pensionista apareceu para fazer o pedido de devolução, apesar da proximidade do fim do prazo. O governo alerta que quem ainda não buscou o ressarcimento deve se apressar para garantir o direito ao reembolso.