Durante agenda oficial, o governador Renato Casagrande anunciou duas importantes medidas para facilitar o acesso dos fiéis à Festa da Penha, uma das maiores celebrações religiosas do país. As ações envolvem o transporte aquaviário entre Vila Velha e Vitória.
A primeira novidade é a implementação do pagamento por aproximação com cartões de débito e crédito nas estações do sistema aquaviário, que faz o trajeto entre a Prainha, em Vila Velha, e a Praça do Papa, na capital. “Se a pessoa esquece o cartão GV ou é turista e não tem o cartão, poderá usar o cartão bancário com aproximação”, explicou o governador.
A segunda medida anunciada é a ampliação dos horários das viagens durante o período da Festa da Penha 2025, com uma programação especial para atender os fiéis. A partir da próxima sexta-feira (25), o aquaviário funcionará até as 22 horas — atualmente, opera até pouco depois das 19h. No sábado (26), dia da Romaria dos Homens e das Famílias, o serviço será estendido até 1h da manhã.
A operação foi pensada para atender tanto os moradores de Vila Velha quanto os visitantes que partem de Vitória. Para facilitar o deslocamento, haverá ônibus saindo da Praça do Papa direto para a Catedral, ponto de partida das romarias. O estacionamento no local terá mais de 600 vagas disponíveis.
“Quem está em Vila Velha pode atravessar de aquaviário, pegar o ônibus e seguir até a Catedral onde começa a romaria dos homens. Já quem vem de Vitória, vem de carro até a Praça do Papa, pega o ônibus e depois, acabando a romaria, pega o aquaviário e depois volta para casa”, detalhou o secretário estadual de Mobilidade e Infraestrutura, Leonardo Damasceno.
As ações contam com o apoio do sistema Transcol, que também terá reforço nas linhas durante os dias da maior festa religiosa do Espírito Santo e a terceira maior do Brasil.