Com louvor, celebração e consagração, a 9ª Assembleia Geral da Confradeesto, Convenção Fraternal das Assembleias de Deus, chegou ao fim em Linhares com sentimento de missão cumprida. O evento, que durou vários dias, reuniu milhares de obreiros, pastores, missionários e líderes vindos de diferentes regiões do Brasil e do mundo, consolidando-se como um marco de liderança, formação e espiritualidade no Espírito Santo.
Entre os participantes, a técnica de enfermagem, Rayane Gomes, de São Paulo, destacou a segurança e acolhimento oferecidos durante a convenção. “A Confradeesto é uma união entre todas as pessoas aonde o Espírito Santo se faz presente no meio de cada um deles”, afirmou.
Além dos momentos de comunhão religiosa, o encontro contou com a presença de autoridades políticas. O vice-governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, destacou a importância do trabalho realizado pelas igrejas. “Nós somos muito gratos ao trabalho que a Assembleia de Deus desenvolve no estado do Espírito Santo, não apenas pelo exercício da evangelização nas nossas comunidades, mas também por sua obra social que promove a qualidade de vida e a conversão”, disse.
O deputado federal Messias Donato (Republicanos) alertou para os desafios enfrentados pela liberdade religiosa no país. “Nós precisamos estar em alerta porque a nossa liberdade religiosa está passando por um momento difícil nesse exato momento. E se não tomarmos cuidado, nosso Brasil se tornará uma ditadura igual a Venezuela e tantos outros países totalitários que não pode ter acesso a bíblia e nem a pregação da palavra de Deus”.
O encerramento da assembleia foi marcado pela consagração de novos pastores e missionários, que atuarão em comunidades com escassez de obreiros. “Os obreiros são levantados não para ter fama, não para ter status, mas para servir na obra do Senhor”, ressaltou o presidente da Confradeesto, Oséias de Moura.
Histórias de transformação também marcaram o evento. Cleberson Sant’ana, ex-morador de rua por mais de 25 anos, relatou ter tido a vida transformada após ser acolhido pela igreja. “Deus me tocou no coração para estar aqui. O pastou me acolheu bem e estou muito feliz”, declarou emocionado.
O diretor-geral da RedeTV! ES e embaixador da inclusão, Marcel Carone, destacou o papel social das igrejas. “As igrejas têm um papel muito importante na sociedade, não apenas na questão espiritual, mas também no social”, disse Carone. “Trabalhar a inclusão é tornar a nossa sociedade mais humana, acolhedora, conhecedora e consciente dos direitos”, conclui.
A vice-prefeita da Serra, Gracimeri Gaviorno (Republicanos), reforçou a atuação das igrejas como verdadeiras instituições sociais. “Muitas vezes as pessoas não conseguem entender o alcance que as igrejas fazem atuando como verdadeiras instituições de organizações sociais que cuidam das nossas crianças, dos nossos jovens e que recebem também as pessoas que estão perdidas no mundo”.
O vice-prefeito de Linhares, Franco Fiorot, também participou da assembleia e destacou a importância da parceria entre o poder público e as igrejas para promover políticas públicas voltadas ao bem-estar da população. “Que nós possamos ter cada vez mais esse olhar humano e social da nossa cidade. O município de Linhares está muito atento a isso”, explicou Fiorot.
O vereador de Cariacica, Jades Amorim, também fez questão de prestigiar esse momento de celebração e também falar sobre o papel da igreja na sociedade. “O papel da igreja do estado do Espírito Santo é muito importante no que tange até mesmo no auxílio do poder público. Como vereador sei o que a igreja faz e pode proporcionar para a sociedade”.
Por fim, o 1º vice-presidente da Cadeeso, Dionísio Alvez reforçou a unidade entre os ministérios, mesmo em suas diferenças. Ele deixou uma mensagem de esperança diante das dificuldades enfrentadas pelos cristãos: “No passado a igreja foi perseguida fisicamente, mas hoje ela é perseguida psicologicamente. Então deixo essa palavra de fé: que nós possamos todas as coisas Naquele que nos fortalece”.
A 9ª Assembleia Geral da Confradeesto se encerra reafirmando o compromisso com a fé, a missão evangelizadora e o impacto social da igreja nas comunidades onde atua.