VÍDEO: Brigada 21 forma jovens com noções de combate a incêndios e primeiros socorros

O Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo recebeu nesta quarta-feira (29), os novos alunos para a 3ª Turma do projeto Brigada 21, todos integrantes da associação Cariacica Down. À frente da formação está a capitã do Corpo de Bombeiros do ES, Andresa, responsável por ministrar aulas sobre primeiros socorros, prevenção e combate a incêndio, além de evacuação de edificações. “O objetivo é disseminar esses conhecimentos que salvam vidas”, explicou a capitã.

O Brigada 21 é uma iniciativa idealizada pelo diretor-geral da RedeTV! ES e embaixador da inclusão, Marcel Carone, em parceria com a Vitória Down e, mais recentemente, com a Cariacica Down. “Marcel, como embaixador, vem abrindo portas, oportunizando e conectando pessoas. Nós ficamos muito gratos por ele ter tido essa ideia, convidar a Vitória Down e agora multiplicar com outras associações”, disse a vice-presidente da Vitória Down, Carolina Brancato.

O projeto, pioneiro no Brasil, surgiu com o propósito de formar jovens com síndrome de Down em noções de segurança e cidadania, ampliando oportunidades e despertando o protagonismo desses alunos.

Durante a cerimônia, o Cabo Da Costa destacou a importância da colaboração de Marcel Carone desde a primeira turma. Segundo ele, o embaixador tem sido um elo fundamental para conectar pessoas e instituições, abrindo portas e levando a proposta de inclusão a novos espaços. “Ele tem trabalhado de todas as formas, inclusive internacionalmente. E isso trouxe para a gente um reconhecimento nacional desse projeto”, afirmou.

Marcel Carone ressaltou que o Brigada 21 nasceu de um ideal coletivo e emocionou-se ao lembrar a trajetória da iniciativa. “Fico muito feliz que esse trabalho tenha crescido. A Brigada 21 é um projeto que nasceu do nosso coração, alcançou o coração do comandante Cerqueira, e naturalmente, alcançou também o coração da Vitória Down”, disse Carone. “Nós promovemos essa união entre a Vitória Down e o Comando Geral do Corpo de Bombeiros que é uma instituição de extremo valor da sociedade, que tem homens e mulheres preparados para doarem a própria vida em favor da vida de outras pessoas. E agora é uma instituição que abraça com muito carinho a inclusão social”, conclui.

Ele também agradeceu ao Governo do Estado pelo apoio à proposta. “O governador Renato Casagrande e o vice-governador Ricardo Ferraço são o grande guarda-chuva que possibilita a continuidade desse trabalho. Se não fosse o Governo do Estado, nós não teríamos a oportunidade de levar esse projeto de inclusão tão importante que ganhou o Brasil e vai seguir ganhando o mundo inteiro”.

A pedagoga Polyanna de Oliveira explicou a sua jornada na Vitória Down neste momento especial. “Eu adaptei todo o material da apostila que eles já usam do Corpo de Bombeiros, colocando numa linguagem mais simples”, afirmou.

O projeto é considerado único no mundo, nenhuma outra corporação militar possui uma turma de brigadistas composta por pessoas com síndrome de Down. Além das aulas teóricas, os alunos vivenciam experiências práticas, como o passeio no caminhão do Corpo de Bombeiros e simulações de situações reais.

Com sorrisos e emoção, os novos brigadistas iniciaram a jornada que simboliza o poder transformador da inclusão e o impacto do conhecimento na construção de uma sociedade mais justa, humana e acolhedora.