O Serviço de Convivência de Campo Grande, em Cariacica, é exemplo de acolhimento e alegria no Junho Violeta, campanha dedicada à conscientização e ao combate à violência contra a pessoa idosa. A iniciativa busca ampliar o debate sobre os diferentes tipos de violência que violam direitos e afetam a saúde física, emocional e econômica de pessoas com 60 anos ou mais. Além disso, reforça a importância de políticas públicas que promovam proteção, respeito e um envelhecimento ativo e saudável.
“Tem diversos tipos de violência: psicológica, patrimonial, financeira. E a violência física acaba sendo um dos últimos tipos de violência que vai se agravando. Às vezes é difícil notar porque muitas vezes acontece dentro de casa e perto de quem está mais próximo daquele idoso”, afirmou a secretária de Assistência Social de Cariacica Danyelle Lírio.
No Serviço de Convivência, cerca de 210 idosos participam de diversas oficinas ao longo da semana, incluindo teatro, dança, música, artesanato, educação física e jogos. De acordo com a coordenadora Wanessa Amorim, o objetivo é proporcionar integração e qualidade de vida. “Cada mês trabalhamos uma temática, de acordo com a gestão do município. E a gente vê que no início os idosos achavam que se tratava de uma academia, uma casa de repouso, mas não, é um espaço de convivência”, destacou.
Entre os frequentadores, histórias de transformação. Dona Maria, de 82 anos, encanta com sua disposição na dança. Seu Macildes Alves, de 72, e dona Maria Antônia, de 70, também marcam presença nas atividades. Já dona Valda, de 66 anos, relata que o espaço mudou sua vida: “Antes eu só vivia triste em casa, agora eu me sinto feliz. Deus enviou esse projeto”.
A campanha Junho Violeta também alerta para a necessidade de denunciar casos de violência. As denúncias podem ser feitas pelo 190, diretamente à Polícia Militar, ou em equipamentos públicos como CRAS e unidades de saúde. O atendimento é gratuito e sigiloso. A participação da sociedade é essencial para construir um ambiente mais justo e humano para todos.