Vila Velha se tornou palco de um dos principais eventos do basquete de base no país: o Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-17. A competição reúne 276 jovens atletas de 22 clubes, vindos de diversos estados como Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Ceará, Distrito Federal e Espírito Santo.
O estado anfitrião é representado pelos times do Saldanha da Gama e do CETAF. Os jogos acontecem simultaneamente em dois ginásios da cidade, proporcionando uma semana inteira de disputas intensas e intercâmbio esportivo entre os atletas.
Além de movimentar o cenário esportivo local, o campeonato é visto como uma grande oportunidade para os jovens jogadores. “É uma experiência muito boa para os meninos estarem enfrentando atletas que não estão acostumados a enfrentar diariamente e sendo desafiados pelos melhores do Brasil”, destacou o técnico do Cefat João Victor Freitas.
Jogadores também relataram entusiasmo com a vivência. “Para mim é um privilégio estar aqui e poder participar e conhecer times de outros estados”, disse o jogador de Brasília Heitor Raposo.
O torneio também é valorizado como espaço de formação técnica, tática e física. “O atleta só consegue ter uma evolução técnica, tática e física através de jogos assim, com muita disputa e qualidade dos jogadores bem acima dos regionais”, pontua o técnico de Pernambuco Gustavo Correia.
Mais do que competição, o evento reforça o papel do esporte na construção de disciplina, convivência e oportunidades para o futuro da nova geração do basquete brasileiro com afirma o gerente da Confederação de Basquete Alex Oliveira. “É importante para a CBB (Confederação Brasileira de Basquete) fazer esse campeonato de base que é o futuro para convocações de seleção brasileira que disputa o Sul-Americano e o Copa América”.