Letícia Toledo finalmente conseguiu o que tanto buscava: acolhimento para a filha Estela, diagnosticada com síndrome de Down. A virada Letícia Toledo finalmente conseguiu o que tanto buscava: acolhimento para a filha Estela, diagnosticada com síndrome de Down. A virada aconteceu após o ingresso na instituição Vitória Down, onde mãe e filha foram recebidas com cuidado, carinho e apoio integral.
“Fomos acolhidas com tanto amor que nem sei explicar. Mudou tudo na nossa vida. A gente vê que tem apoio, que não está sozinha”, contou Letícia, emocionada.
O depoimento comove e reforça a importância do trabalho da Vitória Down, que atua diretamente no suporte a crianças com síndrome de Down e suas famílias. A entidade oferece assistência multidisciplinar e cria um ambiente onde as crianças se sentem valorizadas e estimuladas a se desenvolverem plenamente.
A história de Estela é destacada às vésperas do Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março. A data reforça a importância da inclusão, da empatia e da garantia de direitos às pessoas com deficiência intelectual.
Letícia afirma que, desde que Estela passou a frequentar a instituição, mudanças significativas foram percebidas. “Ela ficou mais ativa, interage melhor e está sempre feliz. É como se ela tivesse encontrado o lugar dela no mundo.”
A Vitória Down exerce um papel importante na inclusão e no debate de políticas públicas da causa. A entidade, ao longo dos seus 27 anos de existência destaca várias conquistas. “Uma dessas conquistas é o acolhimento no trabalho feito no momento da notícia com as parcerias feitas com os hospitais e universidades”. Temos formado um grupo de jovens e adultos para falar do envelhecimento saudável da pessoa com síndrome de down, temos um grupo de autodefensores local, reginal e nacional. São bastantes consquistas”, disse a vice-presidente da Vitória Down, Carolina Brancato.
Existem os desafios, e a Vitória Down quer evoluir, crescer nas parcerias, e consequentemente, aumentar o número de atendimentos. “Hoje, a Vitória Down tem mais de mil atendimentos na nossa lista de espera”, explica a diretora da Vitória Down, Daniela Rosa. “Então precisamos ampliar o nosso espaço físico, ampliar nossa equipe. Com isso temos também o nosso propósito de ampliar o nosso projeto de saúde. Hoje temos um convênio com o município… E a gente quer muito ampliar esses atendimentos de saúde para todo o estado do Espírito Santo”, completa.
O embaixador da inclusão no Espírito Santo e diretor-geral da RedeTV! ES, Marcel Carone, está Nova York, nos Estados Unidos representando o estado capixaba e o Brasil na Conferência Mundial da Síndrome de Down que acontece na ONU. “O tema desse ano é ‘Suporte’, como às pessoas com síndrome de down precisam de suporte. O governo tem um protagonismo importante para promover o suporte necessário para que às pessoas com síndrome de down possam viver inseridas e incluídas na sociedade, podendo trabalhar e alcançar o seu máximo potencial em todas as coisas que se propõem a fazer”, disse animado Marcel Carone. “É com muita alegria que a gente está aqui em Nova York representando o Brasil e o Espírito Santo, e fazendo parte da delegação da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down”, conclui.