A manhã deste domingo foi marcada por um espetáculo de cores e superação na Terceira Ponte, durante a 11ª edição da Corrida do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo. A prova, com percurso de mais de 10 quilômetros, reuniu atletas amadores e profissionais, que tiveram o privilégio de atravessar o principal cartão-postal capixaba nos dois sentidos, apreciando as paisagens da Baía de Vitória.
O evento, já tradicional no calendário esportivo do estado, abriu oficialmente a Semana de Prevenção Contra Incêndios. De acordo com o presidente da Associação dos Bombeiros do Espírito Santo, capitão Emerson, além de promover a prática esportiva, a corrida também tem papel importante na conscientização da população sobre os riscos de incêndios e acidentes. “É uma semana toda dedicada ao Corpo de Bombeiros e a corrida tem o privilégio de abrir esse evento”, destacou.
A largada aconteceu na Enseada do Suá, em Vitória, com os corredores seguindo até Vila Velha e finalizando o percurso no quartel do Corpo de Bombeiros. As subidas e descidas da ponte, aliadas ao visual deslumbrante da baía, deram um tom especial à disputa.
Entre os presentes, o governador Renato Casagrande acompanhou o evento e ressaltou a importância de iniciativas como essa para incentivar a atividade física e valorizar ações sociais. “A corrida virou uma agenda tradicional, com 3 mil pessoas participando. É bom que incentiva a atividade física, além de ser bom para a saúde”, afirmou.
Pela primeira vez, a prova também abriu espaço para a adoção de animais. No quartel do comando geral, 20 cães e dois gatos, todos castrados, vacinados e microchipados, aguardavam por um lar. O público prestigiou a iniciativa, como relatou dona Iraci: “Muito importante esses eventos para dar um lar para esses bichinhos. Eles fazem muito bem para a gente e a gente faz bem para eles”.
A edição deste ano reforçou o compromisso do Corpo de Bombeiros com a promoção da saúde, do esporte e do bem-estar animal, mostrando que, com solidariedade e união, é possível transformar vidas — humanas e animais.