Há 14 anos, a rotina de Dona Vera ganhou um novo propósito: dedicar tempo, afeto e cuidado a crianças em tratamento contra o câncer. Uma vez por semana, ela leva lanches ao Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória, em Vitória. E, em datas especiais como a Páscoa, transforma seu carinho em chocolate, produzindo ovos que são distribuídos no hospital, em instituições de Pancas e em comunidades carentes da capital.
A inspiração para o projeto veio de uma dor pessoal: a mãe de Dona Vera morreu vítima de câncer. Mas o ponto de virada surgiu em um gesto simples, ao levar um lanche ao hospital. “Cheguei lá e uma mãe tinha perdido o filho dela. Eu sempre falo: a minha dor não é curadora de ninguém, cada um tem que buscar sua própria cura. Mas naquele momento eu vi que podia sobreviver, porque quem perde vira sobrevivente”, conta emocionada.
Desde então, Vera diz ter se transformado em uma pessoa melhor, ao aprender a enxergar o outro com mais empatia: “Hoje eu sou uma pessoa melhor porque aprendi a pensar como as pessoas agiriam se eu estivesse no lugar delas.”