Pela primeira vez no Espírito Santo, a tecnologia Amber Alert, já consolidada nos Estados Unidos, foi acionada e resultou na localização de uma adolescente desaparecida. Beatriz Vitória Alves Soares, de 15 anos, havia sido vista pela última vez no dia 15 de julho, em um bairro de Cariacica. Diante da suspeita de sequestro, a Polícia Civil acionou o sistema de alerta emergencial para desaparecimento de crianças e adolescentes, em parceria com a empresa Meta, dona do Facebook e Instagram.
Com o alerta ativado, uma notificação contendo foto e informações sobre Beatriz foi disparada para usuários das redes sociais da Meta que estavam em um raio de até 160 quilômetros do último local em que ela havia sido vista, o Terminal de Campo Grande, em Cariacica.
Durante quatro dias, a jovem permaneceu na região da Praia da Costa, em Vila Velha, onde pedia alimentos a banhistas. Algumas pessoas chegaram a ter contato com ela, mas, como ainda não havia sido amplamente divulgada a imagem de Beatriz nas redes, ninguém reconheceu ou soube como proceder.
A situação mudou no dia 19 de julho, quando uma mulher encontrou a adolescente em condição de vulnerabilidade, levou-a para casa, ofereceu comida e banho, e passou a buscar informações sobre seus responsáveis. Ao acessar o Facebook, viu o alerta do desaparecimento com a foto de Beatriz e os contatos para denúncia. Imediatamente, comunicou as autoridades.
Graças à colaboração da sociedade e à eficácia do Amber Alert, Beatriz foi entregue à polícia e reencontrou a família após cinco dias de angústia. A Polícia Civil considerou a operação um sucesso e destacou a importância da parceria com a Meta para ampliar o alcance das buscas em casos como este.