O remo capixaba, com um histórico marcado por conquistas em campeonatos internacionais, está prestes a escrever um novo capítulo com a formação de jovens talentos. A Federação de Remo do Espírito Santo lançou um projeto voltado à descoberta e formação de novos atletas, oferecendo vagas para jovens que desejam ingressar no esporte.
A iniciativa tem como objetivo dar continuidade à tradição vitoriosa do Estado na modalidade, revelando remadores e remadoras comprometidos com o esporte. O projeto é também um gesto de retribuição, segundo o presidente da Federação, Gilson Armondes, que teve sua trajetória de vida transformada pelo remo. “Colocar esse projeto em prática é um reconhecimento da minha parte com o remo”, destaca o presidente. “Comecei com 10 anos e não tinha muita perspectiva de vida, morava no morro… Então eu sou muito grato ao remo: um esporte maravilhoso que me fez tornar o que sou hoje. E eu quero que esses jovens tenham a mesma oportunidade que eu tive”.
Entre os participantes, o entusiasmo é evidente. Jovens que começaram a remar recentemente demonstram empolgação e gratidão pela chance de praticar um esporte que, além de saúde, promove disciplina, foco e superação. “É muito legal. Eu gosto muito de remar e é um esporte que eu gosto”, comentou Samuel Bolini, de 12 anos.
O projeto reforça o compromisso da Federação com o desenvolvimento do esporte e com a inclusão social por meio do acesso ao universo esportivo.