A movimentação de fiéis no Convento da Penha, em Vila Velha, já registra aumento com a proximidade da tradicional Festa da Penha. Segundo Frei Gabriel, guardião do convento há dois meses, a organização do evento está sendo conduzida com carinho e responsabilidade.
“Com a graça de Deus, nós temos uma festa muito tradicional. São 455 anos de história, o que nos permite conduzir a organização com mais tranquilidade. Algumas coisas já caminham sozinhas, embora outras estejam sendo feitas pela primeira vez e exijam mais atenção”, afirmou o guardião do Convento da Penha, Frei Gabriel Dellandrea.
O religioso, natural de Santa Catarina, revelou que esta edição da festa traz novidades. Uma delas é a consolidação do projeto “Penha Peregrina”, que teve início no ano passado e foi aprimorado em 2025. A proposta prevê que a imagem de Nossa Senhora da Penha visite locais onde os fiéis enfrentam dificuldades para ir até o convento.
“Em alguns dias do Oitavário, a imagem peregrina vai visitar alguns espaços que as pessoas teriam mais dificuldades de vir até o Convento. Os lugares que iremos visitar, por exemplo, são hospitais e unidades prisionais”, explicou o Frei.
A Festa da Penha 2025 acontece entre os dias 20 e 28 de abril e promete reunir milhares de fiéis. A programação vai contar com mais de 50 missas e 14 romarias no maior evento religioso do Espírito Santo.
Santo.