Sob a sombra de uma bela castanheira e ao som do mar de Ponta da Fruta, em Vila Velha, o cenário estava pronto para um dia histórico. Foi ali, na Praia do Buraco, que aconteceu o primeiro Festival Surf Inclusão, uma manhã de lazer, esporte e superação que reuniu participantes, famílias e voluntários em um evento marcado pela emoção e pela integração.
Antes de entrar no mar, os participantes ajustavam pranchas, faziam aquecimento e recebiam orientações das equipes de apoio. A jovem Marina Dávila, vice-campeã brasileira de natação, era uma das estreantes no surfe. “Tá muito legal, superdivertido aqui”, disse, animada, antes de se aventurar nas ondas pela primeira vez.
O festival é uma iniciativa do Projeto Especial Surf, coordenado por Fabrício Costa, e contou com a parceria da Associação Vitória Down e de acadêmicos de Educação Física. Segundo o coordenador, a segurança é prioridade em todas as atividades, mas o propósito vai além do esporte. “A mensagem que queremos passar de forma clara é que o lugar da pessoa com deficiência é em todo lugar: no surfe, no remo, no atletismo. Em todo lugar”, destacou.
Entre os participantes, o surfista Márcio Barbalho celebrou a oportunidade de incluir a filha na prática. “A gente que já é do surfe tem que aproveitar essas chances para incluir nossos filhos também. E esse evento está proporcionando para que eles iniciem no equipamento antes que simulem a prática do surfe para poder ir para a água com mais segurança. Isso é fantástico”, contou.
Na areia ou dentro d’água, o clima era de entusiasmo e coragem. “A gente trabalha em favor justamente disso: de momentos onde as pessoas com deficiência possam ter esse sentimento de pertencimento. Eles vêm à praia, surfam, fazem exercícios e atividades que contribuem muito para o seu desenvolvimento. Eu estou muito feliz”, disse o diretor-geral da RedeTV! ES e embaixador da inclusão, Marcel Carone, que ressaltou ainda o compromisso que a emissora tem com a causa da inclusão. “A RedeTV! ES é parceira desse projeto e da inclusão. Essa é a causa da minha família, do meu coração e da nossa emissora”.
O Projeto Especial Surf reforçou a importância do esporte como ferramenta de inclusão e desenvolvimento pessoal, mostrando que, com apoio e oportunidades, todos podem vivenciar experiências transformadoras.