Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

VÍDEO: Governo do ES adere ao Plano Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência

O evento marcou dois momentos importantes: a assinatura do termo de adesão do Estado ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – “Viver sem Limite” – e o lançamento da campanha “Diferenças que Somam”.

O Governo do Espírito Santo realizou, nesta semana, um dos encontros mais significativos do ano na área da inclusão. O evento marcou dois momentos importantes: a assinatura do termo de adesão do Estado ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – “Viver sem Limite” – e o lançamento da campanha “Diferenças que Somam”.

A cerimônia contou com a presença da secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Ana Paula Faminella, que destacou a relevância da parceria federativa para a efetivação dos direitos da população com deficiência. “Esperamos que seja um momento histórico. Que possamos olhar para o dia de hoje como um marco da federação cooperativa necessária para que as pessoas com deficiência do Espírito Santo ampliem sua cidadania e direitos”, afirmou.

O governador Renato Casagrande também enfatizou o compromisso do Estado com a pauta. “Nós temos hoje um trabalho de inclusão muito forte que estamos fazendo e queremos fazer ainda mais. Mais de 7% das pessoas no estado do Espírito Santo algum tipo de deficiência e é preciso que olhamos para essas pessoas”, disse.

O subsecretário estadual de Políticas de Inclusão das Pessoas com Deficiência, João Bosco Dias, conhecido como Bosquinho, reforçou a importância do momento. “É um dia marcante para todos. Estar com a secretária nacional e assinar o ‘Viver sem Limite’ que é um programa robusto do Governo Federal”, declarou.

Durante o evento, o diretor-geral do Instituto Jones dos Santos Neves, Pablo Lira, apresentou dados que evidenciam a importância das ações inclusivas. Segundo ele, cerca de 7% da população do Espírito Santo apresenta algum tipo de deficiência, número alinhado com a média nacional. Em estados como Alagoas, o índice chega a 9,6%.

O diretor-geral da RedeTV! ES, Marcel Carone, esteve presente no evento e destacou que esse tipo de pauta deve abranger a todos sem distinção. “A pauta é suprapartidária, não tem partido e ideologia. E sim a coração, a mente e o olhar de cada um, de forma que possamos fazer políticas públicas eficientes, eficazes capazes de melhorar verdadeiramente a qualidade de vida da nossa sociedade e das pessoas com deficiência”, disse.

A campanha “Diferenças que Somam” reforça o caráter suprapartidário da pauta e o apelo à consciência coletiva. A iniciativa busca sensibilizar a sociedade e garantir o desenvolvimento de políticas públicas eficazes e duradouras que melhorem a qualidade de vida das pessoas com deficiência no Espírito Santo.

Notícias Recentes