Jullie Lyra Rodrigues e Jaqueline Gomes estavam entre as primeiras a ocupar as cadeiras no Salão do Palácio Anchieta, sede do governo do Espírito Santo, para um momento especial: a entrega da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) gratuita, por meio do programa CNH Social. Ambas integram o grupo de 3.500 pessoas que receberam o benefício recentemente.
“É um sonho realizado. Uma conquista que nada paga. Agora é comemorar”, disse uma das beneficiadas, emocionada.
O programa, que garante a gratuidade no processo de obtenção da carteira de motorista, terá um reforço em 2025. Segundo o governador Renato Casagrande, a nova etapa vai contemplar 7 mil pessoas só neste primeiro lançamento do ano.
“Hoje, tirar uma carteira de motorista tem um custo, muitas vezes elevado para muita gente. E isso tem uma repercussão enorme, pois muita gente vira motorista profissional tendo essa oportunidade e assim, muda de vida”, destacou o governador durante o evento.
A CNH Social, criada em 2011, reserva 5% das vagas para pessoas com deficiência e oferece, além da habilitação, cursos de formação e qualificação profissional.
O programa é uma das iniciativas do governo para ampliar o acesso ao mercado de trabalho e promover a inclusão social por meio da mobilidade.