O Palácio Anchieta foi palco, nesta quarta-feira (18), do anúncio de um novo pacote de investimentos em segurança pública para a Grande Vitória. O governador Renato Casagrande apresentou medidas que incluem o uso de tecnologia de ponta, com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade na região metropolitana.
Entre as principais novidades está a implantação de 40 totens de segurança em pontos estratégicos de municípios da Grande Vitória — com exceção de Fundão. Os equipamentos funcionam como postos policiais eletrônicos e contam com câmeras de vigilância 360º, sistema de reconhecimento facial em tempo real, mensagens automatizadas, botão de emergência com ligação direta para o 190, e monitoramento 24 horas.
“É um investimento que produz resultados. E esse investimento conecta as informações recebidas e captadas com a nossa plataforma do cerco inteligente”, afirmou Casagrande. “Então é mais informação, mais dados e mais presença de um destacamento eletrônico que transmitirá segurança para a população que circula e frequenta esses pontos que estamos instalando”. O investimento total na implantação dos equipamentos é de R$ 19,3 milhões.
Cada tótem terá 4 metros de altura, estrutura blindada e giroflex, funcionando como uma espécie de viatura policial digital. As áreas de instalação foram escolhidas com base em indicadores de criminalidade. Cariacica será o primeiro município a receber os dispositivos.
Durante o evento, o comandante-geral da Polícia Militar do Espírito Santo, coronel Douglas Caus, elogiou a iniciativa: “É uma excepcional entrega do governador Renato Casagrande no programa Estado Presente que proporcionará que a polícia militar tenha acesso à diversos sistemas de reconhecimento facial, totem… E isso otimiza o trabalho da polícia militar”.
A expectativa do governo é que as novas tecnologias fortaleçam a atuação das forças de segurança e aproximem ainda mais o serviço policial da população.