Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

VÍDEO: Governo Federal lança guia para uso saudável de celulares

O uso excessivo de telas por crianças e adolescentes tem sido uma preocupação crescente entre pais e especialistas. Ana Luísa, de 13 anos, é um exemplo dessa realidade. Como muitos adolescentes, ela adora passar o tempo no celular. Sua mãe, Ana Paula Starlling, conta que, logo após a pandemia, tanto Ana quanto sua irmã estavam viciadas em tecnologia, o que afetava a convivência familiar e o desempenho escolar. “Elas gostavam muito de ficar toda hora na tela, quase não tinha papo”, relata a mãe das adolescentes. “Agora, que estão maiores, tudo mudou. Elas estão mais responsáveis”.

Uma pesquisa da Tic Kids Online Brasil aponta que 93% da população de 9 a 17 anos é usuária da internet no país. Para ajudar as famílias a lidar com o uso excessivo de dispositivos digitais, o Governo Federal lançou a publicação “Crianças, Adolescentes e Telas: Guia sobre Uso de Dispositivos Digitais”.

O material traz recomendações para pais, responsáveis e educadores sobre o uso equilibrado da tecnologia. Entre as principais orientações estão: evitar o uso de telas antes dos dois anos de idade; evitar a posse de smartphones antes dos 12 anos; acompanhar o uso de dispositivos eletrônicos por adolescentes de 12 a 17 anos.

O guia tem como objetivo conscientizar as famílias sobre a necessidade de equilíbrio no uso da tecnologia e incentivar hábitos digitais saudáveis para o desenvolvimento das crianças e adolescentes.

Notícias Recentes