A Grande Vitória conta com a estação mais bem equipada para monitoramento da qualidade do ar, sob responsabilidade do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). Utilizando tecnologia de ponta, as medições indicam que a poluição na região está abaixo de 10%.
Segundo o Iema, mais de 97% das avaliações realizadas classificaram a qualidade do ar como boa. Entre os fatores que contribuem para esse resultado estão ações de controle de emissões industriais, monitoramento contínuo e condições climáticas favoráveis que ajudam na dispersão de poluentes.
“De hora em hora, a gente estima o IQA (Índice de Qualidade do Ar). A pessoa pode acessar pode consultar o site do Iema: www.iema.es.gov.br. E ao final de cada dia a gente elabora o boletim diário de qualidade do ar”, explica o coordenador de qualidade do ar do Iema, Vinícius Rocha.
A análise reforça a importância das políticas públicas e da colaboração entre órgãos ambientais e a sociedade para a preservação da qualidade do ar, garantindo mais saúde e bem-estar para a população capixaba.