A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Vila Velha está de casa nova. Com uma estrutura moderna e totalmente equipada, a nova sede, localizada no bairro Araçás, permitirá a ampliação dos atendimentos a crianças, jovens e adultos com deficiência, reforçando o compromisso com a inclusão, cidadania e qualidade de vida.
A mudança representa um marco para a instituição, que por 22 anos funcionou em um imóvel alugado. Agora, com a parceria entre a Prefeitura de Vila Velha e o Governo do Estado, a APAE passa a operar em um espaço próprio, construído especialmente para atender às demandas da comunidade. A inauguração oficial será realizada no próximo sábado.
“Para mim é sonho que está sendo realizado. Nós temos 22 anos que temos um imóvel alugado em Vila Velha. Foi através do Arnaldinho Borgo – nosso prefeito de Vila Velha e o governador Casagrande que hoje vamos receber esse espaço tão maravilhoso”, declarou emocionada a presidente da Apae de Vila Velha, Sônia Schneider.
O novo prédio foi planejado em conjunto com técnicos da própria APAE e da Federação das APAEs do Espírito Santo. O investimento foi dividido entre o município e o Estado, com 50% de recursos de cada ente. A nova sede oferece melhores condições de acessibilidade, conforto e infraestrutura para atividades terapêuticas, oficinas e práticas pedagógicas.
Segundo o prefeito Arnaldinho Borgo, a construção do espaço é fruto de um olhar sensível à causa. “É uma obra que exige coragem, porque estamos falando de famílias que ficaram anos em filas por atendimento. Agora vamos zerar essa fila”, afirmou.
A secretária de Assistência Social, Letícia, destacou que a nova fase da APAE contará com atuação conjunta das secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, em um comitê permanente voltado à criação de novas estratégias de atendimento continuado.
“Essas três secretarias estão empenhadas nesse comitê criando novas ações para que Vila Velha tenha essa ampliação desse atendimento de forma continuada”, explicou a secretária.
Com a nova sede, a APAE de Vila Velha reforça sua missão de oferecer oportunidades, dignidade e desenvolvimento para pessoas com deficiência, promovendo inclusão e fortalecendo vínculos com a comunidade.