Foi inaugurado nesta quarta-feira (30), em Goiabeiras, o Laboratório Urbano Vivo de Vitória. O evento contou com a presença do prefeito Lorenzo Pazolini e da vice-prefeita Cris Samorini, e marcou o início de uma nova etapa para o desenvolvimento de soluções inteligentes na capital.
A iniciativa tem como objetivo transformar Vitória em referência nacional na experimentação de projetos urbanos voltados à melhoria da qualidade de vida da população — com baixo custo e alto impacto.
“Estamos lançando um desafio: unir forças, agregar conhecimento e utilizar a tecnologia da informação para resolver os problemas reais das pessoas. Mobilidade, saúde, educação… tudo isso pode ser melhorado com inovação”, afirmou o prefeito Lorenzo Pazolini.
Instalado na sede da CDTIV, o Laboratório será um espaço dedicado à testagem de soluções em áreas como sustentabilidade, inclusão social, empreendedorismo e intervenções urbanas. Um dos principais focos do projeto é o meio ambiente, com destaque para a mitigação das mudanças climáticas e o uso de soluções baseadas na natureza.
Segundo o diretor de Laboratório Urbano de Vitória, Caio Scheidegger, serão trabalhados cinco eixos estratégicos: mitigação climática, natureza, relacionamento cidadão-município, uso de dados e inteligência artificial. A proposta é criar um ciclo completo de inovação — desde a ideia inicial até testes em larga escala. “É um olhar muito amplo, mais que traz um filtro de inovação para as melhores práticas para se trabalhar desde um teste de conceito, até encontrar oportunidades para testar soluções de escala de um impacto de transformação”.