O Ministério Público do Espírito Santo (MPES), em ação conjunta com a Polícia Militar, deflagrou uma operação na manhã desta quinta-feira (31) para desarticular um esquema criminoso que envolve agentes de segurança pública. Ao todo, foram cumpridos seis mandados de prisão preventiva e 31 mandados de busca e apreensão em municípios da Grande Vitória.
A investigação, que tem como alvo 22 pessoas, incluindo 15 policiais militares, aponta a existência de uma organização criminosa infiltrada dentro da própria corporação. Os alvos atuam em diferentes cidades da região metropolitana.
Segundo o MPES, há indícios de crimes como corrupção, lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, associação para o tráfico e agiotagem, prática relacionada à atuação ilegal de milícias ou extorsões cometidas por agentes públicos.
As investigações revelaram que os policiais recebiam propina para garantir proteção a membros de facções criminosas. Também foram identificados casos em que os agentes comercializavam drogas apreendidas em operações ou desviadas diretamente de traficantes.
Os nomes dos militares envolvidos não foram divulgados. A operação segue em andamento e novas etapas não estão descartadas.