Uma noite de celebração e reconhecimento marcou a sessão solene realizada na Câmara Municipal de Cariacica em homenagem ao Dia do Médico. O evento reuniu profissionais da saúde, autoridades e convidados para prestigiar aqueles que se destacam pela dedicação, ética e compromisso com o bem-estar da população.
A cerimônia foi proposta pelo vereador e médico, Dr. Fernando Santório, que ressaltou a importância de valorizar quem escolheu cuidar de pessoas como propósito de vida. Segundo ele, a homenagem é uma forma justa de agradecer aos profissionais que dedicam sua trajetória à promoção da saúde e ao atendimento humanizado. “Eu como médico, não poderia deixar de ser o proponente dessa sessão”, disse Santório.
Cerca de 215 médicos receberam menções honrosas e placas comemorativas em reconhecimento aos serviços prestados à comunidade. Entre os homenageados estiveram nomes de destaque no cenário capixaba, como o presidente do Sindicato dos Médicos do Espírito Santo, Otto Baptista; o presidente da Associação Capixaba de Medicina de Família, Marcello Dala Bernardina Dalla; e o ex-secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes. Durante o evento, Nésio destacou que 78% dos médicos brasileiros atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), considerado um dos maiores patrimônios do país, e ressaltou o papel essencial desses profissionais na manutenção da saúde pública. “É por isso que praticamente todos os médicos que foram homenageados, estavam presentes nessa sessão”, destacou Nésio.
O vereador de Vila Velha, Dr. Hércules Silveira, também foi lembrado na solenidade e destacou a emoção de participar do evento, reforçando a importância de reconhecer uma categoria vital para a sociedade. O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos, esteve presente e parabenizou o vereador Fernando Santório pela iniciativa de valorizar os profissionais da medicina e sua contribuição para a qualidade de vida da população.
Representando o setor da comunicação, o diretor-geral da RedeTV! ES e embaixador da inclusão, Marcel Carone, também participou da cerimônia e enfatizou o valor da empatia e da dedicação dos médicos, classificando a profissão como uma das mais nobres da sociedade. “É com muita alegria que a gente vem trazer o nosso carinho, reconhecimento, consideração e respeito a uma classe que dedica sua vida em favor da vida de outras pessoas”, disse Carone.
A solenidade foi encerrada com emoção e aplausos, simbolizando o respeito e a gratidão da população aos médicos que dedicam suas vidas ao cuidado, à saúde e à esperança de milhares de pessoas em todo o Espírito Santo.