Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

VÍDEO: Mutirão na Ceasa mobiliza agentes de saúde no combate à dengue em Cariacica

A Central de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa) foi palco de uma grande mobilização nesta semana, com foco no combate à dengue. Agentes de saúde percorreram o local conversando com comerciantes, produtores e trabalhadores sobre os riscos da doença e as formas de prevenção.

“Estamos conscientizando para que os trabalhadores da Ceasa tomem os devidos cuidados”, explicou um dos agentes. A ação foi elogiada pelos frequentadores do local, que destacaram a importância da iniciativa.

“É um trabalho excepcional. Há muito tempo não se fazia isso aqui dentro. Quero parabenizar a prefeitura e os trabalhadores da saúde”, comentou o comerciante Ademir Contareli.

Joana D’arc Ferreira, uma das agentes presentes, já teve dengue duas vezes e usou sua experiência pessoal para orientar a população. Segundo ela, ao ser notificada, a Secretaria Municipal de Saúde realiza ações específicas no bairro afetado. “Vai trabalhar o fumacê, os agentes vão procurar identificar onde está o foco”, destacou.

Para muitos, manter a casa livre de criadouros do mosquito Aedes aegypti é um desafio compartilhado. O comerciante Higino Dalmácio é morador de Santa Teresa, no interior do estado. Ele contou que por viajar muito a trabalho, a tarefa acaba ficando com a esposa. “Essa parte fica mais pra patroa. Eu quase não fico em casa, mas a gente toma todas as providências”, afirmou.

Além da Ceasa, a campanha também está sendo realizada em terminais rodoviários e outros pontos estratégicos do município. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, só em 2025 já foram registradas cerca de 4 mil notificações de dengue em Cariacica, com 400 casos confirmados.

A campanha conta ainda com ações educativas. Dulce Campos, uma das participantes do projeto, veste-se como um mosquito para chamar a atenção, principalmente em escolas. “Temos uma equipe de teatro que abordamos o problema do lixo e tudo que ele atrai: mosquito, rato, cachorro e doenças que são acompanhadas pelo setor de zoonoses”, explicou.

A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica. O objetivo é conter o avanço da dengue, especialmente com o risco do retorno do sorotipo 3 do vírus, o que pode agravar a situação epidemiológica na região.

Notícias Recentes