Companheiro de todos dias e de todas as horas, o café é parte essencial da rotina de muitos brasileiros. Seja ao acordar, no intervalo do trabalho ou após o almoço, a bebida está presente em praticamente todos os momentos do dia. Para alguns, como o pedreiro Admilson Moreira e Souza, o hábito é quase de hora em hora. “De hora em hora ou de vez em quando, tomo um cafezinho, que é bom”, disse. Já o ferroviário Antônio Augusto Pagatti é o típico brasileiro que não abre mão do ritual: “É a refeição inicial do dia. Café com pãozinho reforça o organismo para enfrentar a luta diária”.
E essa paixão nacional não é exclusividade de poucos. De acordo com Marcos Magalhães, presidente do Sindicato dos Corretores de Café, a bebida está presente em 100% dos lares brasileiros. “Todo dia tem uma xícara de café nas casas do Brasil. Comemorar o Dia Mundial do Café é muito bacana”, destacou.
Celebrado no dia 14 de abril, o Dia Mundial do Café reconhece a importância do produto não apenas no dia a dia, mas também na economia. O Brasil é o maior produtor de café do mundo e o segundo maior consumidor, atrás apenas dos Estados Unidos. A bebida está presente em praticamente todos os estados do país e, além do sabor, encanta pela energia que proporciona.