Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

VÍDEO: Ouvidoria da Mulher reforça combate à violência doméstica e defesa dos direitos femininos na Serra

A cuidadora de idosos Érika Farias decidiu buscar uma nova ocupação e encontrou, na Secretaria da Mulher da Serra, a oportunidade que precisava. Ela se inscreveu em um dos cursos oferecidos pela pasta e optou pela formação em pintura imobiliária. “Acredito que fui no lugar certo e na hora certa. Saí de casa com essa intenção e deu tudo certo”, contou, Érica, satisfeita com o novo caminho.

Érica é uma das alunas do curso inovador promovido pela secretaria, que tem se destacado por abrir portas para mulheres em busca de autonomia e inserção no mercado de trabalho.

Além da capacitação, a Secretaria da Mulher da Serra lançou uma iniciativa pioneira no Espírito Santo: a Ouvidoria da Mulher, um canal exclusivo para denúncias de assédio, violência doméstica e outras violações de direitos. O projeto, reforçado pelo lema “Você não está sozinha”, é o único no estado com essa finalidade.

Segundo a Secretária de Políticas Públicas Para Mulheres da Serra, Lilian Mota, a ouvidoria atua como porta de entrada para o acolhimento e o encaminhamento imediato das vítimas aos serviços públicos, como saúde, educação e assistência social. “Esse equipamento – como porta de entrada, e também como porta de escuta – encaminha a mulher para para os serviços imediatos”, explica Lilian.

O novo serviço está preparado para atender casos como o de Dona Maria de Fátima. Vítima de violência doméstica, ela perdeu o filho durante uma tentativa de defendê-la do ex-companheiro, que hoje está preso. “Crio dois netos, filhos do meu filho que se foi. Essa secretaria me abraçou de uma forma que sou muito grata a Deus. Eu não saberia o caminho a seguir”, emocionou-se.

Notícias Recentes