Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

VÍDEO: Páscoa aquece mercado com 800 mil vagas temporárias em todo o país

A proximidade da Páscoa movimenta não apenas as prateleiras de ovos de chocolate, mas também o mercado de trabalho em diversas regiões do país. Uma loja de insumos para confeitaria em Belo Horizonte, por exemplo, registrou aumento de 30% no fluxo de clientes e reforçou o quadro de funcionários já no início do ano.

“É uma época em que atendemos muita gente que vem buscar produtos para confeitaria e produção de ovos de Páscoa. Vendemos desde embalagens até matéria-prima”, explica a gerente geral Ana Paula dos Santos.

Pâmela Rocha foi contratada há pouco mais de um mês para ajudar no atendimento digital e por telefone. “Comecei bem na época de maior movimento. A demanda está intensa por causa da Páscoa, mas estou sempre buscando atender com excelência”, conta.

Segundo levantamento de uma consultoria em recursos humanos, a Páscoa deste ano deve gerar cerca de 800 mil vagas temporárias em todo o Brasil. Em março, as contratações cresceram 3% em relação ao mesmo mês do ano passado.

A indústria responde por 40% das admissões temporárias, o setor de serviços por 35% e o comércio por 20%. Uma das maiores redes varejistas do país anunciou a contratação de 6.500 colaboradores para o período. Só em Minas Gerais, serão cerca de 400 vagas para funções como operador de caixa, organização de gôndolas e suporte logístico de pedidos feitos pela internet. Não é necessário ter experiência, apenas ensino médio completo e ser maior de 18 anos.

Exemplo do potencial de efetivação dessas vagas é Antônio Carlos Ferreira, contratado como temporário em 1993. Após ser efetivado, passou por várias promoções e hoje é gerente geral. “Fui trabalhar no caixa, repor mercadoria de Páscoa, e lá foram 32 anos de empresa. 32ª Páscoa este”, relembra.

As fábricas de chocolates também reforçam o time. Em Bragança Paulista (SP), uma unidade industrial contratou 270 auxiliares de produção para atuar entre outubro e março. De acordo com a empresa, até 20% dos temporários costumam ser efetivados ao fim do período.

Com o crescimento das contratações, a Páscoa não representa apenas um impulso nas vendas, mas também uma oportunidade de recomeço para milhares de brasileiros.

Notícias Recentes