Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

VÍDEO: Pesquisa do Procon mostra variação de preços nos ingredientes da Torta Capixaba em Vitória

Com a chegada da Semana Santa, a Torta Capixaba segue firme como tradição nas mesas capixabas. Em uma padaria de Vitória, o movimento é intenso, e muitos clientes aproveitam para garantir o prato típico. “Tô levando duas hoje, amanhã venho buscar mais duas”, contou o engenheiro Valdir Mendonça, animado com os preparativos para o feriado.

Já a advogada Vanessa Alencar também fez questão de manter o costume familiar. “É muito importante preservar as tradições e passá-las de geração em geração. Isso foi iniciado com carinho e continua até hoje.”

Para ajudar os consumidores, o Procon de Vitória realizou uma pesquisa de preços dos ingredientes utilizados na receita tradicional da torta. A análise, feita em nove regiões administrativas da cidade, identificou variações expressivas de preços entre os supermercados.

Segundo o levantamento, os itens com maior aumento entre janeiro e abril deste ano foram o ovo e o coentro, com destaque para o coentro, que apresentou variação de mais de 343% — apesar do valor unitário ser considerado baixo. O item com menor variação foi o azeite.

A pesquisa foi realizada em três dias e incluiu 19 itens presentes na receita da Torta Capixaba. A orientação do Procon é que os consumidores consultem os dados divulgados antes de fazer as compras, para encontrar os preços mais em conta. “Primeiro, regionalizamos a pesquisa. Vitória é dividida em nove regiões administrativas”, explica o gerente do Proncon de Vitória, Breno Panetto. “Então colhemos informações justamente para termos uma amostragem um pouco mais representativa, e a partir disso, comparamos essas variações de preço dos itens”.

Enquanto alguns preferem preparar o prato em casa, outros optam por comprá-lo pronto. Independentemente da escolha, a Torta Capixaba permanece como símbolo da tradição gastronômica e afetiva dos capixabas.

Notícias Recentes