Um biscoito vendido em lojas de produtos naturais na Grande Vitória foi retirado de circulação após denúncias de propaganda enganosa. O produto, chamado Veganitos, era divulgado como opção saudável para lanches, mas omitia informações relevantes nos rótulos.
A Polícia Civil apreendeu cerca de 750 unidades e encaminhou o alimento para análise em laboratório, que constatou um teor de sódio muito acima do permitido. Embora a embalagem indicasse ausência significativa da substância, no máximo 5 mg, os testes revelaram que cada porção continha aproximadamente 900 mg de sódio.
“Foi coletada e feita a análise, que demonstrou, pelo Laboratório Central de Santa Catarina, que esses produtos faziam mal, pois não tinham a quantidade de sódio significativo”, disse o titular da Decon, Eduardo Passamani.
Fabricado em Minas Gerais e destinado inclusive ao público infantil, o biscoito apresentava riscos à saúde de consumidores, sobretudo pessoas com hipertensão ou diabetes. Além da omissão do teor de sódio, foram identificadas outras irregularidades, como a ausência de informações sobre o lote.
O Procon concluiu que se trata de propaganda enganosa voltada a consumidores em busca de alimentos nutricionalmente saudáveis. A Polícia Civil informou que a investigação vai apurar responsabilidades na produção e se houve erro de fabricação ou de procedimento. O caso deve ser enquadrado como crime contra o consumidor e relação de consumo.
Consumidores que adquiriram o produto podem procurar diretamente o fabricante ou registrar reclamações junto ao Procon.