Uma operação conjunta da Polícia Federal e das forças de segurança estaduais resultou na desarticulação de uma organização criminosa que atuava no município de São Mateus, no norte do Espírito Santo. A ação ocorreu nesta semana e cumpriu 11 mandados de busca e apreensão, além de 20 mandados de prisão preventiva nos municípios de São Mateus (ES) e Governador Valadares (MG).
Durante a operação, foram apreendidos armamentos, incluindo pistolas, munições e um fuzil calibre 5.56. As diligências contaram com a participação de diversos agentes federais, policiais civis e militares, além do apoio de um cão farejador.
As investigações tiveram início após uma operação realizada no ano passado, quando a Polícia Federal identificou um complexo esquema criminoso envolvendo tráfico de drogas e armas, corrupção de agentes públicos e lavagem de dinheiro.
Segundo a Polícia Civil, um dos investigados chefiava um grupo de gerentes e fornecedores responsáveis pela distribuição de entorpecentes no norte do Espírito Santo. Ainda de acordo com os investigadores, a operação conseguiu desestruturar as bases financeiras da quadrilha, o que levou à desarticulação das atividades criminosas conduzidas pelo grupo na região.