Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

VÍDEO: Projeto promove inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Recém-contratada, Vanessa Ferreira se tornou a mais nova Jovem Aprendiz, está animada para começar no novo emprego. A expectativa é grande, não apenas pela oportunidade profissional, mas também pela chance de contribuir financeiramente em casa. “Tô ansiosa. Tem mais dinheiro e posso ajudar meu pai. Um dinheirinho a mais é bom, né?”, diz, sorridente.

Vanessa é uma das participantes do programa Emprego Apoiado, desenvolvido pelo Instituto Nosso Olhar, na capital paulista. A iniciativa oferece suporte a pessoas com deficiência para inserção no mercado de trabalho, com capacitação dentro do instituto e acompanhamento direto nas empresas.

“O nosso treinamento não fica só restrito ao instituto. Nós vamos até as empresas dar capacitação e acima de tudo, romper esse processo de bloqueio que as pessoas tem, achando que as pessoas com deficiência não possuem capacidade de trabalho e desenvolvimento”, explica o captador de recursos, Isaac Paulo

A legislação brasileira prevê a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Pela Lei de Cotas, empresas com 100 ou mais empregados são obrigadas a reservar uma porcentagem de suas vagas para esse público. No caso das companhias com mais de mil funcionários, o percentual mínimo é de 5%.

O Emprego Apoiado é uma ferramenta concreta na luta por mais inclusão, permitindo que profissionais como Vanessa conquistem autonomia, experiência e perspectivas de crescimento em suas trajetórias.

Notícias Recentes