Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

VÍDEO: Semana Santa aquece vendas de pescados e reforça tradição cristã em Vila Velha

Com a chegada da Quaresma e a proximidade da Semana Santa, o movimento nas peixarias da Prainha, em Vila Velha, tem crescido significativamente. Comerciantes estão otimistas com as vendas e celebram o período como um dos mais importantes do ano para o setor.

Rosana Viola, dona de uma peixaria local, destaca a relevância da data para o comércio. “É uma data super importante no nosso calendário anual”, disse Rosana, referindo-se à quaresma. “É é o nosso Natal. A gente até brinca entre nós”, completa.

Durante esse período, a preferência por carne branca — especialmente peixes com menos espinhas — aumenta entre os consumidores, que buscam manter uma alimentação mais saudável. Entre os peixes mais procurados estão o cação, ideal para crianças, e espécies tradicionais da moqueca capixaba, como o badejo e o robalo.

De acordo com especialistas, os peixes mais gordurosos, como salmão, sardinha e atum, são ricos em ômega-3, substância fundamental para a saúde cardiovascular, cerebral e com ação anti-inflamatória.

Além dos peixes, o camarão também ganha destaque nas vendas e é item essencial na composição de pratos típicos como a moqueca e o bobó. As variedades rosa e cinza lideram a preferência dos consumidores.

A tradição cristã de não consumir carne vermelha às sextas-feiras durante a Quaresma é seguida por muitas famílias, como a de Dona Luzia Avancini. “Compro peixe porque, durante a Quaresma, na sexta-feira, eu não como carne. Só peixe”, contou.

A médica Eliana Brito também reforça esse costume e destaca a presença constante do pescado em sua mesa. “Peixe assado, camarão, moqueca, bobó… Não pode faltar”, afirmou.

Notícias Recentes