O município da Serra registrou uma expressiva redução no número de homicídios no primeiro semestre de 2025. Foram 35 assassinatos entre janeiro e junho deste ano, contra 99 ocorrências no mesmo período de 2020, uma queda de 64,65%, resultado de uma série de investimentos e políticas públicas articuladas entre diversas esferas do poder público.
Segundo a vice-prefeita e secretária de Defesa Social, Gracimeri Gaviorno, os dados refletem o fortalecimento da segurança pública municipal, com destaque para a ampliação da Guarda Civil, investimentos em tecnologia, concursos públicos, melhoria nas condições de trabalho e integração com as polícias Militar e Civil, o Judiciário e o Ministério Público.
“A tecnologia permite otimizar nossos recursos e fazer uma intervenção mais rápida. Quando se trabalha com uma câmera com alta tecnologia ao longo alcance, você permite uma vigilância daquele local e aciona o recurso da viatura com os profissionais só quando é realmente necessário”, destacou Gracimeri.
O município também conta com um Gabinete de Gestão Integrada liderado pelo prefeito e composto por representantes das forças de segurança e das secretarias municipais. A parceria agora inclui também a CETUB, com foco na prevenção de crimes nos terminais e no sistema de transporte coletivo.
A vice-prefeita destacou ainda os avanços na proteção à mulher. Segundo ela, a cidade está há cinco meses sem registrar feminicídios. A atuação da Secretaria Municipal da Mulher, pioneira no Estado, tem sido essencial nesse cenário, com ações preventivas, suporte psicossocial e jurídico, além de projetos de autonomia econômica, como as Casas da Rosa e o Centro de Referência de Atendimento à Mulher Vítima de Violência.
Para manter e ampliar os resultados, a Prefeitura da Serra planeja fortalecer ainda mais suas estratégias. Entre as medidas anunciadas estão a reabertura da Delegacia da Serra Sede, fechada há anos, e o investimento na modernização do parque tecnológico de segurança do município.