No Espírito Santo, a moqueca e a torta capixaba são dois pratos de grande representatividade durante as celebrações da Semana Santa, sendo que neste ano a Sexta-feira Santa cairá no dia 29 e a Páscoa no dia 31 de março.
Contudo, ambas as iguarias possuem como ingredientes principais pescados e o palmito, o que torna essencial a atenção às boas práticas na manipulação desses alimentos.
Por isso, a equipe da Supervisão do Setor de Alimentos da Vigilância Sanitária da Serra dará início ao projeto Semana Santa 2024, que contará com palestras ao longo de fevereiro e março. Os interessados têm até o dia 28 de fevereiro para se inscreverem clicando neste link.
O gerente da Vigilância Sanitária da Serra, Rodrigo Brandão explica o objetivo da iniciativa: “tem a finalidade de conscientizar empreendedores que atuam em feiras livres, peixarias, colônias de pescadores e supermercados, entre outros segmentos comerciais, sobre as práticas adequadas no manuseio e conservação na comercialização de produtos tradicionais da Semana Santa. O projeto contará com três momentos de palestras e abordará também outro tema oportuno para a preparação da comercialização dos produtos da Páscoa, cujo artigo principal é o chocolate”.
Supermercadistas
Está na programação do projeto, a palestra “Boas Práticas na Manipulação de Alimentos”, que acontece quinta-feira (29), das 14 às 16 horas, no auditório do prédio administrativo da Secretaria de Saúde da Serra (Sesa), em Serra Sede. Neste caso, a capacitação é voltada para supermercadistas.
O evento é uma ação conjunta entre a Vigilância Sanitária da Serra da Secretaria de Saúde da Serra (Sesa), o Departamento de Fiscalização de Obras e Posturas da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), o Centro Integrado de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Ciampe) da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo (Sedec) e o Sebrae-ES.
Sobre o evento, a diretora do Ciampe, Rosilane Gripa, ressalta que a Palestra “Boas Práticas na Manipulação de Alimentos” não apenas busca informar, mas tem como propósito efetivo a transformação de hábitos. O objetivo é promover um ambiente comercial mais seguro, garantindo a saúde do consumidor e a qualidade dos produtos tradicionais da Semana Santa.
Outras palestras
A equipe da Supervisão do Setor de Alimentos da Vigilância Sanitária da Serra ainda ofertará outros dois momentos de palestras sobre “Manejo e conservação dos produtos tradicionais da Semana Santa”, nos dias 1º e 4 de março, às 14 horas.
Confira o serviço:
Projeto Semana Santa 2024
Palestra – “Manejo e conservação dos produtos tradicionais da Semana Santa”.
Horário: 14 horas.
Local: auditório do prédio administrativo da Secretaria de Saúde, na Rua Domingos Martins, nº 181, Centro Serra.
Inscrições até 28 de fevereiro neste link.
Quinta-feira (29) – supermercadistas.
1º de março – colônia de pescadores e peixarias.