Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Vila do Empreendedor alcança marca de 8 mil atendimentos em apenas cinco meses e reforça apoio ao desenvolvimento econômico local

Para reforçar o compromisso com o desenvolvimento econômico sustentável, Vila Velha destaca os avanços conquistados no apoio ao empreendedorismo por meio da Vila do Empreendedor. A cidade vem consolidando um modelo de gestão que combate a burocracia, estimula o crédito, valoriza o trabalho e promove inclusão produtiva com agilidade e simplificação.

Em alusão ao Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas, celebrado em 27 de junho, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico apresentou resultados expressivos do primeiro semestre de 2025. Entre janeiro e maio, a Vila do Empreendedor realizou 8.473 atendimentos a empresas de diferentes portes:

  • Microempreendedor Individual (MEI): 5.921

  • Microempresa (ME): 1.886

  • Empresa de Pequeno Porte (EPP): 268

  • Empresas de outros portes: 398

Além do suporte técnico, o espaço ofereceu palestras estratégicas sobre empreendedorismo feminino, atendimento ao turista, como oferecer experiências ao invés de apenas ofertas e estratégias para potencializar vendas. Para o segundo semestre, estão previstas novas capacitações nas áreas de storytelling, marketing pessoal, produção de fotos que vendem e estratégias para redes sociais.

No campo operacional, foram analisados 974 processos que resultaram na emissão de 630 alvarás de localização e funcionamento. A Vila do Empreendedor também promoveu ações de orientação contra golpes e cobranças indevidas e lançou uma campanha de renegociação de débitos, beneficiando mais de 250 MEIs em situação irregular.

A presença da Vila do Empreendedor em eventos como o projeto “Cuidando Delas”, a Feira de Comércio e Artes (Fecartes), o projeto “Superação”, além do apoio a artesãos na Festa da Penha e à realização da feira PanShow, reforçou a conexão com o público local. Também se consolidou como a principal porta de entrada para o programa Nossocrédito, que oferece condições especiais de financiamento para pequenos negócios.

Para o prefeito Arnaldinho Borgo, os números refletem um ciclo de desenvolvimento consistente que gera emprego, renda e atrai investidores. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Everaldo Colodetti, destacou que Vila Velha se tornou um polo de oportunidades e pretende ampliar parcerias para fortalecer ainda mais a inclusão produtiva e a inovação. Já Danielle de Deus, diretora da Vila do Empreendedor, reforçou que o município entrega soluções reais para quem empreende e segue comprometido com o desenvolvimento humano e econômico.

Notícias Recentes