Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

​Vila do Empreendedor de Vila Velha recebe “Certificação Diamante” do Sebrae ES

Por sua diligente atuação no atendimento, na orientação e no suporte aos Microempreendedores Individuais (MEIs) e empresários da cidade, a Vila do Empreendedor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Vila Velha recebeu a “Certificação Diamante”, do Sebrae ES, durante o III Encontro da Rede Capixaba de Salas do Empreendedor.

A solenidade, de abrangência estadual, aconteceu no auditório do Confort Suítes, em Vitória, com a participação de representantes de inúmeros municípios capixabas. A condução do evento ficou a cargo de José Eugênio Vieira (Diretor de Atendimento do Sebrae ES), de Eduardo Simões (Gerente da Unidade de Ambiente de Negócio e Acesso ao Crédito), e de Renata Braga Rodrigues (gestora do eixo “Sala do Empreendedor”, do Programa Cidade Empreendedora).

A Diretora da Vila do Empreendedor de Vila Velha, Danielle de Deus, foi quem representou o município no evento, realizado nos dias 27 e 28 de maio, que este ano teve o tema “Gente que inspira gente”. Depois de receber a premiação, ela não escondeu a satisfação pela conquista.

“Foi com grande alegria e sentimento de dever cumprido que recebemos nossa certificação na categoria Diamante, a mais importante do ciclo avaliativo de 2023, promovido pela Rede Capixaba de Salas do Empreendedor”.

Trabalho em equipe

Segundo Danielle de Deus, a Vila do Empreendedor de Vila Velha não poupou esforços para cumprir o Plano de Ação estabelecido para cada um dos seus projetos e realizou um grande trabalho em equipe para conseguir dar conta de todas as suas atribuições.

“Para chegarmos a este patamar, aderimos ao sistema de cadastro de atendimento ‘GISE’, criado pelo Sebrae, para todas as ‘Salas’ municipais; promovemos vários treinamentos para capacitar os empreendedores de Vila Velha; aumentamos a oferta de serviços como, por exemplo, a instalação de um Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal na cidade; realizamos várias ações para a renegociação de dívidas; e levamos nosso atendimento diretamente às comunidades do município, por meio da ‘Van do Desenvolvimento’, entre outras iniciativas”, explicou a Diretora.

Everaldo Colodetti, Secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Vila Velha, destacou a importância da parceria do município com o Sebrae ES, para o sucesso do trabalho de apoio e suporte, que a Vila do Empreendedor vem realizando junto aos empreendedores locais:

“Este prêmio é um grande símbolo de reconhecimento institucional que se alinha com todas as outras conquistas efetivadas pela Prefeitura de Vila Velha, durante a gestão do prefeito Arnaldinho Borgo”, ressaltou.

E Colodetti completou: “Nosso compromisso é fazer do nosso município um lugar onde o empreendedorismo possa contar, cada vez mais, com todo o apoio necessário para seguir crescendo, buscando melhorias e criando novas oportunidades. Não é por acaso que o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), concedeu a Vila Velha o título de melhor município capixaba para se empreender”.

Metodologia

O objetivo desta certificação do Sebrae ES é aprimorar o nível de atuação e maturidade dos serviços ofertados pelas prefeituras, aos pequenos negócios, além de valorizar o empenho e o desenvolvimento das ações promovidas pelas “Salas dos Empreendedores”, em todos os municípios capixabas.

A metodologia utilizada para oficializar o reconhecimento das “Salas” estabeleceu 10 critérios de avaliação específicos, com foco no atendimento aos empreendedores, na simplificação dos procedimentos administrativos e na redução da burocracia.

As ferramentas desenvolvidas para integrar sistemas, melhorar a organização dos fluxos de trabalho e aumentar a integração de setores e processos, nos municípios, também passaram pela mesma avaliação técnica.

Durante o evento foram realizadas capacitações, trocas de experiências e a construção do plano de ação para este ano, deixando os municípios já alinhados com as estratégias de atuação para as Salas do Empreendedor e Agentes de Desenvolvimento, para 2024.

Empreendedorismo

Estudos do Instituto Jones dos Santos Neves revelam que, em 2023, Vila Velha se consolidou como o mais destacado polo de empreendedorismo do Espírito Santo. Sozinho, o município concentrou 17% de todas as novas empresas estabelecidas no Estado, no período.

Já o “Mapa de Empresas” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) mostra que 14.486 novos empreendimentos foram abertos em Vila Velha somente no ano passado. E de acordo com dados da Junta Comercial do Estado do Espírito Santo (JUCEES), apenas nos primeiros quatro meses deste ano, 5.618 novos negócios foram formalizados em Vila Velha: um desempenho 5,5% superior ao do primeiro quadrimestre de 2023.

“Os números indicam que o empreendedorismo canela-verde passa por um contínuo processo de expansão. “Segundo a JUCEES, abril de 2024 foi o mês em que Vila Velha registrou a abertura do maior número de novas empresas em toda a sua história: 1.527 empreendimentos. Isso representa um incremento de 9% em relação ao mês anterior (março)”, informou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Everaldo Colodetti.

Para o Secretário, esta expansão é fruto das medidas adotadas pela atual gestão, para desburocratizar e simplificar os processos administrativos de Vila Velha, que hoje abriga um ecossistema empreendedor cada vez mais próspero, com 55.348 empreendimentos em pleno funcionamento que, juntos, geram 82.697 empregos no mercado formal da cidade.