
Após vencer o “Prêmio Band Cidades Excelentes – Edição Especial Evolução 2024”, Vila Velha volta a figurar entre os destaques do Estado e está novamente entre as 32 cidades finalistas da edição 2025. A cerimônia da etapa estadual será realizada em 26 de novembro, no auditório do Tribunal de Contas, enquanto a premiação nacional está marcada para 15 de dezembro, em Brasília.
O Prêmio Band Cidades Excelentes tem como objetivo incentivar melhorias na gestão pública municipal, reconhecendo políticas bem-sucedidas e práticas inovadoras adotadas pelos municípios brasileiros. A iniciativa, resultado da parceria entre o Grupo Bandeirantes de Comunicação e o Instituto Aquila, abrange todas as cidades do país com base em indicadores de desempenho.
A premiação é dividida em três categorias: municípios com menos de 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil; e acima de 100 mil habitantes. Vila Velha concorre na categoria “Municípios com mais de 100 mil habitantes”, a partir do Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA).
O processo de avaliação utiliza o ranking do IGMA, plataforma desenvolvida pelo Instituto Aquila que reúne e analisa indicadores provenientes de fontes públicas, utilizando inteligência artificial. Ao todo, são considerados seis pilares: Educação; Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Saúde e Bem-estar; Desenvolvimento Socioeconômico; e Ordem Pública e Sustentabilidade.
Para definir a “Cidade Excelente”, a comissão avaliadora analisa 72 indicadores. Vila Velha apresenta bom desempenho em todos eles, demonstrando excelência no planejamento, no diálogo com a sociedade, na aplicação adequada dos recursos públicos e, especialmente, na transparência — área em que lidera no Espírito Santo.
“Planejar é olhar para o futuro com responsabilidade. Em Vila Velha, cada decisão segue o compromisso de garantir uma cidade mais humana, sustentável e preparada para crescer com qualidade. A tecnologia tem sido uma aliada importante nesse processo, permitindo serviços melhores, mais ágeis e próximos das pessoas. Estar entre os finalistas reforça que estamos no caminho certo, com uma gestão que une planejamento, inovação e foco no cidadão”, afirmou o prefeito Arnaldinho Borgo.
O gestor acrescentou que a classificação entre as finalistas motiva a administração a seguir aprimorando os serviços públicos. “Ver Vila Velha na final da etapa estadual nos impulsiona a continuar liderando o processo de qualidade no serviço público e cuidando da população canela-verde, como temos feito”, destacou.