Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Vila Velha é o município que recebe mais recebe empresas do Estado

Foto: Divulgação/VPORTS

Vila Velha tem se destacado como um dos principais polos econômicos do Espírito Santo, ocupando o topo do ranking de municípios com mais empresas abertas no estado em 2024. De acordo com dados da Junta Comercial do Estado, entre janeiro e outubro deste ano, o município registrou a abertura de 13.242 novas empresas, superando cidades como Serra e Vitória. Este crescimento tem sido apontado por especialistas como reflexo do aumento nos investimentos, da organização administrativa e do forte potencial de expansão da cidade.

O presidente da Associação de Empresários de Vila Velha (Assevila), Thomaz Tommasi, afirma que a cidade, que antes era considerada coadjuvante em termos de atração de investimentos, tem se consolidado como “a bola da vez”. “No entanto, o que temos visto nos últimos anos, com a maior organização, investimentos e crescimento do município, é que Vila Velha se tornou a bola da vez. Ela tem capacidade de crescimento logístico e de expansão imobiliária para todo tipo de público. Tem oportunidade de trabalho e um comércio aquecido. Porque as pessoas estão morando, estão trabalhando e consumindo em Vila Velha”, disse Tommasi. Ele também destaca o turismo como um setor em plena ascensão, com atrações que variam do turismo religioso ao de negócios e lazer.

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, compartilha da mesma visão, classificando o desenvolvimento da cidade como “pujante” e multifacetado. “A cidade de Vila Velha é multifacetária, onde cabem diversas atividades econômicas. Temos desenvolvimento da área retroportuária. Temos loteamentos empresariais e residenciais na rodovia Darly Santos, além de vários investimentos em infraestrutura, lazer e mobilidade que vão impulsionar ainda mais esse nosso desenvolvimento”, afirma o prefeito.

A mobilidade urbana é, de fato, um dos pontos cruciais para a atração de novos investidores, como explica o secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, Everaldo Colodetti. “Dentre os critérios, a mobilidade urbana é um item importante em que o investidor analisa como escoar o produto e como as pessoas vão circular. Os investimentos nessa área têm atraído novos investidores”.

Valorização imobiliária impulsiona crescimento

Outro ponto que tem chamado a atenção no município é a valorização imobiliária, especialmente nas regiões de Itaparica e Barra do Jucu. O diretor de legislação do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Espírito Santo (Sinduscon), Sandro Pretti, aponta que essas áreas têm sido o principal eixo de desenvolvimento imobiliário de Vila Velha.

“As regiões da Praia da Costa e Itapuã já vêm sendo ocupadas há muitos anos, com áreas menores disponíveis. Então a região mais ao Sul vive hoje uma ampla expansão, com grandes terrenos e tendência ainda para verticalização, principalmente devido à infraestrutura já pronta junto à cidade”.

Recentemente, dados do índice FipeZap apontaram que Vila Velha registrou a segunda maior valorização imobiliária do Brasil, ficando atrás apenas de São José (SC). Esse crescimento reflete o alto interesse de investidores pelo município, que se caracteriza por uma infraestrutura de qualidade e pela oferta de terrenos amplos, tanto para empreendimentos residenciais quanto comerciais.

Investimentos em lazer e qualidade de vida

Além dos investimentos voltados para o setor econômico, Vila Velha também tem se preocupado em oferecer à população opções de lazer e qualidade de vida. Um dos projetos mais aguardados é o tamponamento do Canal da Costa, que já foi licitado e em breve terá início. O projeto prevê a construção de um parque linear, com espaço para bicicletas, quadras esportivas, campo de grama sintética, pista de skate, entre outras atrações. De acordo com o prefeito Arnaldinho Borgo, o objetivo é proporcionar à população um espaço de lazer de alta qualidade. “Teremos um parque linear no local, com bicicletário, estacionamento, parque infantil, pista de skate, quadra poliesportiva, campo de grama sintética, quadra de tênis. Será um parque muito completo para a população”, afirma o prefeito.

Esse projeto faz parte de um esforço maior da administração municipal para impulsionar o desenvolvimento sustentável e melhorar a qualidade de vida em Vila Velha, que se posiciona cada vez mais como um dos principais destinos de investimentos e um polo de desenvolvimento no Espírito Santo.