Professores da rede municipal de ensino de Vila Velha participaram, no último dia 25, de uma formação continuada com o tema “Diálogos sobre: turismo sustentável, patrimônios históricos e ensino de língua inglesa”. A atividade aconteceu na Biblioteca Municipal e contou com apresentações, visitas técnicas e rodas de conversa voltadas ao uso do território como recurso pedagógico.
A formação foi conduzida pela formadora Marinalva Cavalieri Bittencourt e reuniu representantes das secretarias de Cultura (Semcult), Educação (Semed) e Turismo (Semtur).
Entre os destaques da programação:
Júnior Bola, subsecretário de Cultura, apresentou um panorama sobre planejamento e legislação para preservação do patrimônio cultural;
Karlla Pio Martinelli Saldanha, coordenadora do setor de Arte e Cultura, falou sobre o programa Arte&Cultura e as visitas monitoradas aos bens históricos da cidade;
Aline Lima Pereira, coordenadora de Patrimônio Cultural, abordou os patrimônios materiais e imateriais protegidos e as possibilidades de práticas de valorização no ensino de inglês;
Flávia Fernandes Torres, museóloga, compartilhou experiências do Museu Atelier Homero Massena e o uso dos museus como instrumentos de aprendizagem;
Virginia Amaralinda Calabrez Martins, da Educação Ambiental da Semed, destacou a relação entre áreas verdes e educação, conectando identidade urbana e sustentabilidade;
Alexandra Cristina Nunes, do setor de Turismo, apresentou propostas para integrar ações pedagógicas aos atrativos turísticos locais;
Henrique Valadares, arqueólogo, tratou da importância da arqueologia na compreensão da ocupação do território e como os vestígios podem ser usados em práticas pedagógicas que valorizem as narrativas ancestrais.
A programação incluiu ainda visita técnica à Casa da Memória, conduzida por Flávia, e uma vivência na Prainha, coordenada por Tônia Mol, que também ministrou uma atividade de ioga para os grupos da manhã e da tarde.
Para Marinalva Cavalieri, a formação proporcionou um olhar sensível para o território e incentivou a criação de estratégias pedagógicas conectadas à realidade dos alunos. Já o secretário de Cultura, Roberto Patrício Junior, destacou a parceria com a Educação como estratégica para fortalecer a política cultural do município:
“Vamos promover formações, visitas orientadas e experiências que aproximem professores e estudantes dos nossos patrimônios históricos, espaços culturais e expressões identitárias. O território pode ser uma ferramenta viva de aprendizagem.”
A iniciativa visa integrar educação, cultura, patrimônio e sustentabilidade no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa, ampliando o repertório cultural e ambiental dos estudantes.