
As políticas públicas implementadas pela Prefeitura de Vila Velha levaram o município a ser reconhecido no Índice de Progresso Social (IPS) Brasil 2025, certificação entregue ao prefeito Arnaldinho Borgo nesta quinta-feira (27). O reconhecimento reflete o desempenho da cidade em indicadores sociais e ambientais que medem a capacidade de garantir bem-estar, desenvolvimento sustentável e oportunidades à população.
A certificação foi entregue por representantes da Vale, uma das apoiadoras da iniciativa liderada pelo Imazon, responsável pela gestão do IPS Brasil. Participaram da entrega a especialista em Relações Institucionais da empresa, Whilzi Gonçalves, o analista Gilson Junior e Anna Fernandes, durante reunião no gabinete do prefeito, que contou também com a presença do vice-prefeito Cael Linhalis.
O IPS Brasil avaliou 57 indicadores distribuídos em três dimensões:
• Necessidades Humanas Básicas
• Fundamentos do Bem-Estar
• Oportunidades
Ao receber o certificado, o prefeito Arnaldinho destacou o avanço histórico do município.
“Estamos muito felizes com essa certificação, que reafirma o compromisso da nossa gestão com a qualidade de vida e o bem-estar dos moradores. Com planejamento e muito trabalho, estamos realizando investimentos em todas as regiões. Hoje, Vila Velha é referência nacional em eficiência, transparência, desenvolvimento sustentável e geração de emprego e renda”, afirmou.
A representante da Vale, Whilzi Gonçalves, parabenizou a administração municipal e ressaltou que a evolução dos indicadores sociais e ambientais tem impacto direto na vida da população.
Arnaldinho também projetou novos avanços. Ele lembrou que Vila Velha deve alcançar 90% de esgoto coletado e tratado até dezembro de 2026, antecipando em sete anos o prazo nacional para a universalização do saneamento básico previsto no Novo Marco Legal, que estabelece o limite de 31 de dezembro de 2033.
Sobre o IPS Brasil
O Índice de Progresso Social mede a capacidade de uma sociedade satisfazer necessidades básicas, garantir estruturas de qualidade de vida e oferecer oportunidades para que cada indivíduo alcance seu potencial máximo. O indicador é baseado exclusivamente em dados públicos, atualizados anualmente.
O IPS Brasil é desenvolvido por uma parceria entre Imazon, Fundação Avina, Amazônia 2030, Anattá, Centro de Empreendedorismo da Amazônia e Social Progress Imperative. Entre as fontes de dados utilizadas estão DataSUS, CadÚnico, Anatel, MapBiomas e o Instituto de Estudos para Políticas de Saúde.
A plataforma permite analisar a performance de todos os municípios brasileiros, comparar cidades de perfis semelhantes e identificar áreas prioritárias para melhorias. O recurso apoia gestores públicos, instituições e sociedade civil na formulação de políticas eficazes para o desenvolvimento social e ambiental.
