No último final de semana dos dias 16 e 17 de agosto, foi realizado o maior carnaval fora de época do sudeste, o Vital, um evento que movimentou a cidade e atraiu 45 mil pessoas. A festa também gerou uma movimentação econômica superior a R$ 50 milhões.
A festa, que contou com o apoio da Prefeitura de Vitória, foi elogiada pelo excelente resultado da organização. O evento, realizado no Sambão do Povo, contou com a participação de grandes artistas nacionais, como Bell Marques, Léo Santana, Xanddy Harmonia, Durval Lellys e muitos outros. Além dos moradores locais, o Vital 2024 também atraiu um público diversificado de fora da cidade. Mais de 5.000 turistas vieram do interior do Espírito Santo, de outros estados e até de outros países para participar da festa.
Neste ano, a organização do Vital recebeu apoio das secretarias de Segurança Urbana (Semsu), de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec), e da Secretaria de Meio Ambiente(Semmam).
E o Vital 2025 já tem data marcada: acontecerá nos dias 15 e 16 de agosto.
Segurança
A Guarda Civil Municipal de Vitória destinou a maior parte do seu efetivo para a região. No interior do evento, a segurança era de responsabilidade da empresa realizadora do Vital 2024. No entanto, para atender ao redor e aos inúmeros foliões, a instituição montou um planejamento com reforço de efetivo em pontos estratégicos de atuação, com orientação da Gerência de Inteligência, garantindo tranquilidade aos foliões e colaboradores nos dois dias de festa.
Além disso, foi realizado o apoio a condutores que passaram nas adjacências devido ao grande fluxo de veículos e aos bloqueios de vias. A atuação contou também com a vigilância de 51 câmeras de monitoramento da região e a presença de uma base móvel na entrada do Sambão do Povo.
Vitória Registra Aumento Significativo na Ocupação Hoteleira Durante o Evento Vital
A rede hoteleira de Vitória, alcançou uma taxa de ocupação de 79,25% durante o período de 15 a 17 de agosto de 2024, impulsionada pelo sucesso do evento “Vital”. Os dados foram fornecidos pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Espírito Santo (ABIH-ES) e demonstram um crescimento expressivo em comparação à média geral de ocupação do mês, que foi de 67,59%.
Esse aumento na ocupação hoteleira durante o evento confirma a importância do “Vital” para o turismo local. Além de atrair um fluxo significativo de visitantes, o evento teve um impacto direto na economia regional, refletindo na alta demanda por hospedagem em toda a cidade.
Os resultados também mostram que a taxa de ocupação nos dias do “Vital” superou as médias registradas tanto nos dias úteis quanto nos finais de semana do mês de agosto, evidenciando a relevância do evento para o setor de turismo e hospitalidade. Esses resultados positivos são fruto de esforços conjuntos entre o poder público, a iniciativa privada e setores ligados ao turismo, que têm trabalhado para promover Vitória como um destino atrativo e acessível. Investimentos em infraestrutura, promoção de eventos e melhoria dos serviços têm contribuído significativamente para fortalecer a imagem da cidade e impulsionar a economia regional.
Banco de alimentos
Além da folia e diversão, o Vital também teve um impacto social significativo. Durante o evento, foram arrecadados 3.851,78 kg de alimentos para o Banco de Alimentos.