
Neste período de calor intenso, a baixa umidade do ar e a estiagem podem contribuir para aumentar a quantidade de queimadas em vegetação, terrenos e pastagens. Para evitar o risco, e principalmente, as consequências dos focos de calor, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) alerta para alguns cuidados que podem ser feitos por todos.
Nesse sentido, o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger, destaca que atitudes simples e diárias ajudam muito a evitar a propagação de incêndios durante este período de clima mais seco e temperaturas altas.
“Não usar fogo para limpar terrenos, bem como queimar galhos e folhas em quintais, que devem se acondicionadas em sacos adequados para recolhimento pela limpeza pública. Muito menos lançar pontas de cigarros pela janela dos veículos ou a pé no perímetro urbano ou vias próximas à vegetação, que se estiver seca pode pegar fogo com facilidade”, orienta.
“Também não descartar latas de metal ou vidro em terrenos que podem aquecer com a incidência do sol e acabar dando origem às queimadas”, complementa o secretário. Ele ressalta que ao identificar o princípio de incêndio, o morador deve ligar para os órgãos públicos como Corpo de Bombeiros (193) ou mesmo a Prefeitura de Vitória pelo Fala Vitória 156.
Ainda de acordo como secretário, “as queimadas geram destruição ambiental dos biomas e áreas que elas afetam, e elas também emitem gases poluentes e fumaça, que causam mal à saúde do ser humano, quando inalados imediatamente”.
Veja outras dicas:
– Nunca queime o lixo doméstico, entulhos e folhas secas, principalmente em locais próximos a áreas de vegetação;
– Não jogue pontas de cigarro acesas, latinhas ou garrafas nos acostamentos de vias ou região de matas;
– Evite queimar para renovar pastagens ou áreas de plantação. Procure alternativas sustentáveis para esta ação;
– Mantenha limpa a sua propriedade na zona urbana, caso seja um proprietário de terreno, mesmo com pouca ou nenhuma vegetação;
– Não solte balões. Além de ser um ato perigoso, é crime conforme a Lei de Crimes Ambientais. O balão pode cair ainda aceso, em uma área de vegetação e ocasionar um incêndio florestal;
– Lembrar sempre que, segundo a Lei de Crimes Ambientais, provocar incêndios em área de vegetação é crime.