Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Vitória Down participa de encontro no Senado

Nesta quinta-feira (21), foi o Dia Internacional da Síndrome de Down e, a pedido do senador Romário (PL-RJ), pessoas envolvidas na causa foram convidadas para falar do tema deste ano: ‘Chega de estereótipos, abaixo o capacitismo’. Este encontro contou com a participação da Associação Vitória Down, e a presidente Lisley Sophia esteve presente junto ao Renato Sophia, autodefensor (A autodefensoria é um sistema onde os usuários das instituições são representados por representantes escolhidos por seus pares. Esses autodefensores têm o direito de participar e expressar suas opiniões em todas as assembleias e reuniões da diretoria de cada Apae).

O Senado promoveu uma sessão especial para abordar a prática de avaliar as capacidades de uma pessoa com base em suas deficiências. O senador é ex-jogador Romário, do PL do Rio de Janeiro, que é pai de Ivy, uma jovem de 19 anos com síndrome de Down e autor da iniciativa, enfatizou a importância de combater os rótulos. Ele ressaltou que a maior barreira está na mente de quem faz julgamento e discrimina.

O capacitismo decorre do entendimento de que pessoas com deficiência não são iguais, são menos humanas, incapazes de gerir as próprias vidas, são inferiores ou incompletas quando comparadas a pessoas sem impedimentos. E essas pessoas acabam sendo limitadas nas suas habilidades e competências. Durante a sessão, diversas pessoas com deficiência compartilharam a sua história.

Confira abaixo o que a presidente do Vitória Down, Lisley Sophia e o Renato Sophia, falaram sobre o encontro realizado no Senado: